PLANETA SUSTENTÁVEL

ENCONTRAR OS LIVROS DE WAGNER LUIZ MARQUES - DIGITANDO O NOME DE "WAGNER LUIZ MARQUES"


Pesquisar todo o texto de nossos livros

REVISTA VENDA MAIS

Amostra Grátis 480 x 60 - www.vendamais.com.br

INVESTE MAIS – A REVISTA DO INVESTIDOR

Amostra Grátis 480 x 60 - www.revistainvestmais.com.br

REVISTA LIDERANÇA

Amostra Grátis 480 x 60  - www.lideraonline.com.br

EDITORA QUANTUM – TREINAMENTOS

Editora Quantum 480 x 60

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

DISCURSO PARA A COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DIA 16/12/2011

DISCURSO PARA A COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
DIA 16/12/2011

Magnífico Reitor da Universidade Paranaense – UNIPAR – Dr. Carlos Eduardo Garcia

Ilustríssimo Diretor Da Universidade Paranaense – Unidade de Cianorte, Prof. José Aparecido de Souza

Autoridades já nominadas

Neo graduados, Senhoras e Senhores.

A dignidade humana está dentro do próprio eu. É por isso que podemos superar todos os nossos desafios, mas temos que aprender muito, pois, muitas vezes não conseguimos vencer a nós mesmos, principalmente, os problemas que estão alojados no nosso interior.

Devemos sempre refletir a experiência humana:

  • Quando adolescente, temos dentro de nós a ambição de mudar o mundo. Com o passar da idade, descobrimos que isso é impossível, pois no mundo existem culturas diferentes que não podemos se quer pensar em mudar.
  • Quando jovem, temos dentro de nós o sonho de mudar o nosso país. Isso será possível quando me tornar uma pessoa de posses, de poder e serei o articulador de todas as mudanças. Este sonho é superado pela realidade com a qual defrontamos no dia a dia. Descobrimos que, na maioria das vezes, temos que ser pessoas de “duas caras” e, quando não aceitamos, somos excluídos.
  • Quando adulto, somos mais humildes. O sonho está em nossa profissão. Sentimo-nos felizes em mudar a nossa própria categoria profissional, mudar a filosofia da empresa em que trabalhamos. Mas a realidade mostra que não podemos mudar, porque todos têm interesses próprios e eu não consigo motivá-los para o que é interessante para mim.
  • Quando idoso, descubro a realidade: não posso mudar ninguém, mas eu posso ser mudado, não depende de ninguém, só de mim. Assim, poderei mudar tudo e todos, partindo dessa concepção.

Portanto, não queiramos mudar ninguém, aprendamos a mudar a nós mesmos. Assim, estaremos contribuindo para um mundo melhor e humano.

Partindo dessa reflexão, podemos nos questionar:

Qual é o caminho para o sucesso?

O caminho não é outro senão pelo trabalho, pela honestidade, pela capacidade, pela perseverança e, sobretudo, por um sentimento de amor a essa pátria querida que se chama BRASIL.

Cabe a vocês, formandos, refletirem sobre a realidade apresentada e entender que a História do mundo não se faz sem a nossa presença.

Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida.

  • Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.
  • Não desistam. Deem o primeiro passo. Os outros serão uma consequência da sua experiência.
  • Não corram tanto pela vida a ponto de se esquecerem aonde estão e para onde irão.
  • Não tenham medo de aprender.
  • Não usem, imprudentemente, o tempo ou as palavras. Não se pode recuperar qualquer um dos dois.
  • A vida não é uma corrida, mas  uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

Muito obrigado.


Professor Dr. Wagner Luiz Marques

DISCURSO PARA A FESTA DOS FORMANDOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 09/03/2013

DISCURSO PARA A FESTA DOS FORMANDOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 09/03/2013

Boa noite a cada um dos formandos e também a todos os seus convidados.

Neste momento quero falar a cada um de vocês. Todos são dignos de suas condutas quando sabe conduzir o caminho da verdade para um mundo de glória e vitórias.

A dignidade humana esta dentro do seu próprio eu, é por isso que podemos superar todos os nossos desafios, mas temos que aprender muito, pois, não compreendemos vencer a nós mesmos, principalmente os problemas que estão alojados no nosso interior.

Devemos sempre refletir a experiência humana:

  • Quando adolescente, temos dentro de nós a ambição de mudar o mundo, com o passar da idade descobrimos que isso é impossível, pois no mundo existem culturas diferentes que não podemos se quer pensar em mudar.
  • Quando jovem, temos dentro de nós o sonho de mudar o nosso país, este é possível, quando me tornar uma pessoa de posses, de poder, serei o articulador de todas as mudanças. Este sonho é superado pelas realidades que defrontamos no dia a dia. Descobrimos que na maioria das vezes temos que ser pessoas de “duas caras” e quando não aceitamos somos excluídos da sociedade.
  • Quando adulto, somos mais humildes o sonho está na nossa profissão, sentimos felizes em mudar a nossa própria categoria profissional, mudar a filosofia da empresa que trabalhamos e a realidade nos mostra que não podemos mudar, porque todos têm interesses próprios e eu não consigo motivá-los para o que é interessante a mim.
  • Quando idoso, descubro a realidade, não posso mudar ninguém, mas eu posso ser mudado, não depende de ninguém, só de mim, e assim poderei mudar tudo e todos partindo dessa concepção.

Portanto, ainda posso me corrigir, escutando esta experiência de vida, pois, sou jovem, sou inteligente, sou profissional e, sobretudo sou ser humano.

Parabéns amigos de profissão e convidados para essa belíssima festa.



Wagner Luiz Marques

DISCURSO DO PARANINFO - COLAÇÃO DE GRAU DO DIA 19/12/2014 - 19:00 Horas

DISCURSO DO PARANINFO

COLAÇÃO DE GRAU DO DIA 19/12/2014
19:00 Horas
Prezadas autoridades, colegas, funcionários, pais, familiares, amigos, queridos formandos, boa noite!
Profundamente, gostaria de agradecer a homenagem ao receber o convite para ser PARANINFO desta turma e ainda mais ser o porta voz de meus colegas também convidados pelas suas turmas a ocuparem a mesma função, padrinho de cada um dos formandos; e, ao ouvir o nome de cada um de vocês muito me emociona, principalmente, ao lembrar dos ótimos momentos que juntos passamos no transcorrer do curso, certamente os meus colegas sentiram a mesma emoção. E, neste exato momento uma só palavra me vem à mente: Vitória!
Vitória sublime, com muita luta, muita garra e conquista, estando cada um de vocês no mais alta lugar do pódio. Neste solene ato, vede a alegria que estampa na fisionomia de cada pessoa e de todos aqueles que aqui se encontram para vos trazer o calor do seu aplauso, o incentivo de sua admiração. Em suma, essas mesmas pessoas sentem que a vitória não é só vossa, mas também deles que, com os olhos lacrimejados pela emoção, se alegram ainda mais por terem lhes acompanhados todos os seus passos, durante esses longos anos de estudos, com paciência e também com muita sabedoria.
E, essas pessoas sentem o vosso triunfo como sendo também deles e suas emoções se confundem com as vossas, pois, orgulhosos olham para esse mesmo futuro perante vossas vitórias, os sucessos deles próprios.
A maior e melhor sentimento possível, é podeis esperar na conclusão de vossos estudos com a calorosa recepção desta gente que vos aplaudem. Concluir o curso superior é momento inesquecível, é o instante de bravura, do dever cumprido. Lembranças que vão ao longe do horizonte infinito. Tal qual, o inesquecível dia em que soubestes que passastes no vestibular. Tão inesquecível quanto o primeiro dia em que fostes para a aula, na universidade.
Da mesma forma, outras lembranças, flora em seu ser, como:
·        O primeiro dia de aula em sua vida;
·        A primeira professora que acalentou e ajudou a ser forte em permanecer na sala de aula, aquela escola que não te sai da recordação;
·        Aquela memorável excursão;
·        Aquele acontecimento único que de forma alguma dá para esquecer.
Estes vários momentos de alegria junta-se com este dia que jamais haveremos de esquecer “O DIA DA FORMATURA”, essa também irá ficar em vossa memória para sempre.  
Mas a vida não para por aqui. Receber o diploma de curso superior é o mesmo que receber o passaporte para o promissor futuro, que lá na frente vos esperam, resguardando sempre para transformar em outros momentos que hão de serem também inesquecíveis.
Vocês celebram agora não apenas o término de um curso, mas o acesso às portas de um novo mundo, destacado pelas marcas das responsabilidades profissionais, pois, dependerão desta escalada o mais importante patamar.
Promissor é o júbilo que sentimos ao ver um aluno nosso, após haver combatido o bom combate, após anos de luta no universo do saber, com a humildade despontada em seu ser, digna dos seres humanos, e que, doravante responderá com orgulho para todos nós.
Sabeis que o triunfo é de todos e, de ora em diante viverdes com a triste característica das comparações, dos dilemas e das controvérsias. Assim é o mundo da sabedoria. Novidade nenhuma acontecerá se, de repente, você se ver diante das contestações, comum e próprio de todos os seres humanos. Mas a nenhum momento abandone o agir para o bem, e sempre procurar fazer algo de bom para a humanidade.
No mundo jurídico, escrever sobre a Teoria da Ação, constitui-se uma enorme conquista para a ciência processual, o reconhecimento da autonomia do direito de ação, que se desvincula do direito subjetivo material. Você nesse momento pensou realmente o que irá contribuir com a humanidade com o seu título de Bacharel? Qual é sua ação? Pratique a ação do profissional que atenda com dignidade e humanidade o seu próximo. 
Eis outro dilema, não é só entre os seres humanos, único animal dotado de inteligência, cópia fiel e perfeita do Criador. Entre os seres humanos, a vitória é alcançada por meio da inteligência acrescida da força de vontade. Na selva, predomina a famosa “lei da selva”, evidente, a vitória é daquele que tem mais força. A percepção da administração, como ciência, é uma qualidade que nunca faltará ao homem de negócios. O empresário que não tem essa percepção econômica deixa escapar boas oportunidades para grandes negócios, e deve saber aproveitar o momento e tratar de aproveitar as circunstâncias antes mesmo de seus competidores. Você administrador nunca desista de seus objetivos, pois o seu campo profissional é atender com humanidade desde a formação financeira de uma empresa até o relacionamento humano do colaborador para com o seu próximo, você é esse ser que tanto almeja a humanidade.
Na Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você profissional é sumamente conhecedor de todas as áreas, proporciona a evolução profissional, ou seja, faz-nos adeptos aos sistemas desenvolvido pelo seu conhecimento. Cada profissional desse é um ser dotado de uma inteligência única, que a qual nos orgulhamos de ter ao nosso lado, nos auxiliando, demonstrando e contribuindo com a qualidade dos resultados apresentados. Facilitando assim tomar decisões clara e precisa, em decorrência dos dados apresentado.
Na área das Ciências Contábeis, podemos afirmar categoricamente que a contabilidade é algo elástico, tanto necessária à empresa de grande envergadura quanto ao mais modesto estabelecimento. É ciência complexa e o homem de negócios não pode dispensá-la. É ciência única em seus conceitos fundamentais e a própria contextura da economia se aplica para os homens de negócios. Uma empresa, sem a contabilidade não há qualquer possibilidade de sucesso no mundo dos negócios. Portanto vocês são os médicos da pessoa jurídica, diagnostica os problemas e juntamente com o Administrador, Advogado e os Tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistema proporciona o medicamento necessário para a cura e o crescimento da pessoa Jurídica. 
Respeitáveis formandos, recebam os seus diplomas, pelo qual, tanto perseguiram como sendo a sua grande vitória; pois, o futuro chegou, que Deus os abençoem à altura de suas missões. Que em 2015 sua fé em Deus fortaleça e edifique suas esperanças na construção e realização do seus melhores projetos. Feliz Natal e um prospero Ano Novo. São os votos de nós Paraninfos dessas turmas que tanto amamos. Muito Obrigado! E que sejam felizes para sempre. E nunca esqueçam de nós, pois nós não esqueceremos nunca de vocês.

Professor Wagner Luiz Marques