domingo, 25 de fevereiro de 2018

#DE VOLTA AO PASSADO


DE VOLTA AO PASSADO


Esse momento da história, é a subsequência do assunto citado “NUNCA ENTENDI A ESCRITA DAS ESTRELAS” esse referido tema, demonstra o motivo do protagonista querer voltar para o passado, e mudar tudo, pensando exclusivamente no amor ocorrido no seu longínquo tempo.



As estrelas não possui coração e não pensam, mas se assemelha muito com as pessoas.

O poeta Mario Quintana diz assim:

"Das Utopias - Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!”

Esse poema é um pensamento do autor em expor que, mesmo as estrelas distantes, elas nos levam a pensar que podemos conquistar os nossos sonhos, pois uma estrela distante anos luz, conseguimos vê-las, e uma pessoa no mesmo planeta, porque desistirmos em conquista-la, é uma reflexão muito interessante, a qual levou o personagem a realizar os seus sonhos.

Olavo Bilac, vai mais afundo sobre às estrelas:

“Ouvir Estrelas - Ora (direis) ouvir estrelas! Certo, 
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite,
Enquanto a Via-Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido 
Tem o que dizem, quando estão contigo? "

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

E Olavo Bilac, completa, "Eu vos direi "Amei para entendê-las.
Pois só quem ama pode ter ouvidos, capaz de ouvir e entender as estrelas."

O poema escrito por Olavo Bilac, demonstra que podemos conversar com as estrelas, desde que somos capazes de amar, amor este verdadeiro. Portanto somente uma pessoa com o coração aberto, poderá realizar e tornar o sonho em ação concreta.

Todos esses poemas, faz com que o personagem volta a ser aquele “jovenzinho" que no passado, não realizou o seu sonho e lutou para voltar naquele tempo, com isso poderia acabar com sua angustiar que perpetuou por tanto tempo.

Fixou sua mente com um poder fenomenal, observando o céu e a sua limpidez, e firmou seus olhos, pensando exclusivamente no seu passado, quando acordou daquela concentração, descobriu que havia voltado ao tempo que tanto desejava.

Descobriu que novamente, era aquele jovem que havia perdido a sua maior felicidade. Naquele momento, não iria perder sua oportunidade de ser feliz por completo, iria mudar o seu passado, influenciando o futuro.

Começou agir, mas naquele momento já sabia o que aconteceu, e jamais iria cometer os mesmos erros, perder a pessoa que tanto havia amado.

A primeira ação sua, foi encontrar a sua amada, e com surpresa, acontecia igualmente o que estava escrito nas estrelas, simplesmente não havia mudanças no senário, a fisionomia idêntica, e a palpitação do coração, faltava saltar da boca.

Realmente o jovenzinho do futuro, estava sentindo rigorosamente o que predestinou em sua mente, sua felicidade estava imensamente se completando.

Partiu para seu plano, mudar a sua vida, e de todos que iria envolver a essa mudança. O envolvimento é uma imensidão de pessoas, famílias e sobre tudo comportamentos, a qual não saberíamos interpretar o que iria acontecer no novo futuro.

O jovem sabedor do amanhã, se aproximou ainda mais de sua amada, como deveria agir, partiu para conquistar realmente a sua admirada.

Observava que estava se realizando os seus sonhos, a pessoa que mexeu no seu mundo obscuro do amor. Todo o seu encantamento aumentava mais e mais, percebia que sua felicidade tornava-se puramente real.

O seu relacionamento tornava realmente sério, aquele pedido de namoro que no passado não foi aceito, nesse momento atual, o seu galanteio foi aceito, com isso passou a namorar aquela que escreveu o amor nas estrelas.

O casal amigo, que marcou no passado, estava sendo alterado para tornar-se um casal lindíssimo de paixão e carinho.

O tempo passava, nesse momento o sonho havia se tornado realidade, nada mais poderia mudar o que o jovem sonhou a sua vida toda, conquistou, iria concretizar, transformar uma simples amizade em amor eterno.

O jovem sentia drasticamente as mudanças, a sua evolução pessoal não demonstrava que seria a mesma, o relacionamento com a família da sua amada não expressava como ele sempre fantasiou.

A convivência do dia a dia com sua paixão, não o contagiava.

O jovem começou a se deprimir, não entendia o que estava acontecendo, não via o momento de passar para uma nova etapa da vida, e aí talvez seria melhor. Portanto, foram ao momento mágico da vida, as estrelas do dois jovens iriam se juntar e formar uma única pessoa, o casal iria ser uma só pessoa.

A união eterna irá se tornar realizada. O jovem passou a entender as escritas das estrelas, pois mudou o trajeto da forma que sempre imaginou. Vamos seguir o novo caminho dos dois jovenzinhos, agora não mais amigos, mas sim um novo casal, alterando totalmente o futuro de várias pessoas, família, sociedade.

O personagem, descobre que não poderia ser egoísta a ponto de influenciar a vida de tantas pessoas, não poderia pensar somente em si, as mudanças que iria ocorrer, poderia fugir do controle e a infelicidade superaria a felicidade.

Logo faz uma análise, em tudo o que ele passou nesse período, que voltou ao passado. A sua família iriam sofrer drasticamente com essas mudanças, devido um relacionamento jovem como vivia aquele momento.

A sua amada não demonstrava que iria apoiar o sonho de seu amado, pois o jovem sonhava com uma vida totalmente diferente, e observava que o convívio do casal não iria render os frutos desejado. Ela demonstrava uma pessoa reservada, diferentemente dele, uma pessoa extrovertida.

Por todas essas análises e muitos outros fatores, fizeram com que desistisse dessa alteração do passado, e abandonou o seu sonho de juventude, porque o que passou não pertence a mais ninguém, o presente é realmente o que precisamos viver, e fazê-lo o melhor que podemos. O futuro só pertence a Deus, incerto e devemos esperar que o tempo nos mostrará realmente o que iremos fazer.

Neste exato momento, o personagem retorno para a sua real vida, e deixa uma revelação, nunca queira muda-la, visto que sua felicidade não estão nas ações que não se realizaram, mas sim naquilo que você vive o hoje, faça tudo o que puder no momento exato da sua vida, se relaciona com pessoas reais, ame pessoas reais e tenha prazer com aquilo que você pode se relacionar.

O seu passado foi uma estrela que se apagou e jamais voltará acender, e nem queira, pois ela não mais te reconhece como você queria que te reconhecesse, no momento que podia abandonou, portanto deixa a vida te levar da maneira com que Deus lhe proporcionou, e seja feliz incondicionalmente.

Esqueça o passado e viva as felicidades que o dia de hoje lhe oferece.

Nesse momento o personagem, abandonou o sonho de mudar o seu passado, e foi em busca das alegrias que a vida oferece nesse exato momento.

Wagner Luiz Marques. 25/02/2018.