domingo, 2 de dezembro de 2018

SIGNIFICADO DOS ANOS LITÚRGICO "A, B e C"

SIGNIFICADO DOS ANOS LITÚRGICO "A, B e C"

- No ano “A” a leitura principal do evangelho na celebração segue o Evangelho de São Mateus;

-No ano “B”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Marcos;

-No ano “C”, a leitura principal do evangelho segue o Evangelho de São Lucas.

Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades, para este evangelho não existe um ano litúrgico.

wagnercne1@gmail.com. 02/12/2018.

SIGNIFICADO DAS CORES DAS VELAS DO ADVENTO

SIGNIFICADO DAS CORES DAS VELAS DO ADVENTO

A vela vermelha, acesa no 1º Domingo do Advento, significa o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na Terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus se fez Filho de Adão para salvar seu pai terreno e todos nós.

No segundo domingo do Advento, acende-se na Coroa do Advento, a segunda vela – a verde; essa simboliza a esperança, e representa a fé dos Patriarcas.

No 3º Domingo, acendemos a vela roxa clara, quase rosa, porque é o domingo da alegria, desde a alegria do rei Davi, que celebrou a aliança e sua perpetuidade.

A última vela acesa no último domingo do Advento 4º Domingo, aquele que antecede o Natal; representa o ensinamento dos profetas que anunciaram um Reino de paz e de justiça. Vela Branca porque é o símbolo da Paz que Jesus veio trazer.

wagnercne1@gmail.com. 02/12/2018.

FIM DOS TEMPOS

FIM DO MUNDO

O evangelho de hoje 02/12/2018 - Primeiro Domingo do Advento. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 25-28.34-36.

Podemos observar que como termina o ano litúrgico, inicia o próximo ano litúrgico. Isso quer significar que Cristo termina o tempo demonstrando a sua volta triunfal. E também inicia o novo ano litúrgico, mostrando que Cristo é poderoso sempre, inicia e termina vencendo o mal.

Veja bem que Cristo no dia 18/11/2018, quando estávamos acompanhando o ano "B" Evangelista Marcos, dizia igual ao início do ano "C" Evangelista Lucas, ambos falam, (Mc 13,24-32) e  Lucas 21, 25-28.34-36.

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas, verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória.

Isso quer dizer os evangelistas quando escrevem, o seus pensamentos ocorrem e vivem a mais de dois mil anos atrás, a qual para eles o sol é na época um deus grego, a lua irmã do deus grego, e as estrelas o exército.

Neste período o rei que perseguia Jesus Cristo, juntamente com sua família e exército cairão todos por terra, pois o filho do homem descera  da morte e vencerá todo o mal praticado ao seus filhos.

Portanto Cristo, o filho de Deus termina um tempo e inicia o outro sempre o vencedor.

Acompanhe que no penúltimo dia desse ano litúrgico, Lucas falará dos fins dos tempos, leiam Evangelho (Lc 21, 5-19). Você entenderá a trajetória, tanto do ano "A, B e C". wagnercne1@gmail.com. 02/12/2018.