Fundação Biblioteca Nacional. Certificado de Registro de Averbação.
WAGNER LUIZ MARQUES
REGISTRO DA OBRA DIÁRIO DE UM EMPREENDEDOR A REAL INFORMAÇÃO PARA OS GESTORES DE SUCESSO
Nº do Registro: 454.039 Livro: 853 Folha: 199
SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Os sistemas de informações compreendem um conjunto do sistema de informação total da empresa. Há integração entre eles, uma vez que a informação permeia as atividades empresariais.
Os sistemas de informações são juntados segundo a estrutura orgânica definidora dos vários ambientes empresariais, sendo os sistemas de informações, componentes das áreas de controladoria, financeira, administrativa e de contabilidade.
Na realidade, os sistemas de informações buscam dados em todas as atividades empresariais, executam o processamento e geram informações representativas da dinâmica organizacional.
1- dentro da empresa o sistema de informação é:
a) Planejamento e controle da produção;
b) Comercialização;
c) Pesquisa;
d) Administração.
2- O sistema de informação na administração, contabilidade e finanças são:
a) Pessoa;
b) Contabilidade;
c) Custos;
d) Orçamento;
e) Contas a receber;
f) Fluxo de caixa;
g) Pedidos;
h) Estoques;
i) Livros fiscais;
j) Folha de pagamento;
k) Contas a pagar.
l) Demais dados necessários para uma tomada de decisão.
CONCEITO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Um sistema pode ser definido como uma entidade composta de dois ou mais componentes, ou subsistema, que integram para atingir um objetivo comum, sob esse aspecto, o termo aplica-se a uma comunidade, a uma família, a uma empresa.
O Sistema de Informação Gerencial abrange a empresa: Estrategicamente, Taticamente e Operacionalmente.
Conceitos Básicos:
DADO:
Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compensação de determinado fato.
Observação:
Deve-se distinguir DADO de INFORMAÇÃO.
O que diferencia um dado de uma informação é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões.
Com a grande evolução do mercado e a alta competitividade entre as organizações, a maior preocupação que se tem é, por certo, o tratamento à informação. Todo administrador precisa entender que a informação é um dos recursos mais importantes e valiosos de uma empresa, devendo fazer uso desta no desempenho de sua função.
Normalmente, a informação é confundida com dado, mas deve-se distinguir dado de informação.
Dados são os fatos em sua forma primária, é o levantamento de todos os fatos que, por sua maneira, não conduzem a uma boa compreensão.
Pode-se definir, também, que dados são todos os itens de informação antes de serem processados pelo sistema.
Quando se trabalham estes dados, de forma que sirvam para alguma tomada de decisão, estes se transformam em informação. Em uma empresa, podemos citar como exemplo de dados, a quantidade de produção, custo da matéria-prima, número de empregados. Já, a informação, seria o resultado da análise desses dados, ou seja, capacidade de produção, custo de venda de produto, produtividade do funcionário. Essas informações, ao serem utilizadas pelo executivo, podem afetar, ou modificar, o comportamento existente na empresa, bem como, o relacionamento entre as suas varias unidades organizacionais. (Oliveira, 1992, p.35).
A informação é de extrema necessidade para a vida de uma empresa, integrando seus diversos subsistemas, com o propósito básico de preparar a empresa para que esta atinja seus objetivos, através dos recursos disponíveis, que são: materiais, equipamentos, pessoas, tecnologia e dinheiro.
A informação deve conter algumas características básicas como:
Oportunidade; e
Utilidade.
Uma informação que seja útil, mas que é gerada após a ocorrência do fato, não terá finalidade para tomada de decisão, tornando-se desnecessária.
Dado transformado gera conhecimento.
Um sistema de informações tem de trabalhar dados para produzir informações. Exemplo:
1) O dado é a matéria-prima com que o sistema de informação vai trabalhar;
2) A informação é o produto final do sistema de informação e deve ser apresentada em forma, prazo e conteúdo adequados ao usuário.
3) As tarefas: atividades de transformações dos dados em informação, ou seja, o processamento, compreendem o processamento que deve incorporar a característica de seqüência lógica em face do interesse existente de otimização dos sistemas de informações empresariais.
A transformação é igual ao resultado da análise dos dados.
Para a consecução/ materialização/ caracterização/ operacionalização de sistemas de informação, devemos, ainda, saber:
a) Recursos Humanos, profissionais que atuam e utilizam sistema de informação;
b) Recursos Materiais, equipamentos, insumos, instalações que sustentam e permitem a viabilização dos sistemas;
c) Recursos Tecnológicos, atividades, que dinamizam o processo sistêmico. Podem ser vistos como a principal característica de diferenciação entre recursos humanos e entre recursos materiais, já que, a tecnologia agregada, é um dos referenciais para distinguirmos a natureza da qualidade, tanto de recursos humanos, quanto de recursos materiais integrantes de um sistema.
d) Recursos Financeiros, qualificação dos outros três recursos, segundo o denominador comum: moeda.
A formação desses recursos permite alcançar a forma de definição de sistema de informação.
O sistema de informação compreende um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados, segundo uma seqüência lógica, para o processo dos dados e a correspondente tradução em informação.
Portanto, SIG é o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informação gerencial.
As informações conseguidas serão usadas pelo administrador tomar suas devidas decisões.
DADOS------INFORMAÇÃO------AÇÕES
Modelo indicado para desenvolver adequadamente o sistema de informação gerencial
Fonte: Wagner Luiz Marques
Há uma grande interligação do sistema de informações gerenciais com o processo decisório.
É necessário um sistema de informação eficiente para um processo adequado de decisões.
A forma de apresentação da informação pode afetar sua utilização.
A informática é uma inovação tecnológica que permite o armazenamento e tratamento da informação.
As empresas têm tratado a informação como um recurso vital. Ela afeta e influencia a produtividade, a lucratividade e as decisões estratégicas das empresas.
Para o processamento da informação, são necessários recursos tecnológicos e humanos, novas formas de coordenação e controle.
Importância dos sistemas de informações para as empresas:
Os sistemas de informações gerenciais podem trazer os seguintes benefícios para as empresas:
Redução de custos nas operações;
Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
Melhoria na produtividade;
Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
Melhoria na tomada de decisões, por meio do fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
Estímulo de maiores interações entre os tomadores de decisões;
Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informação;
Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema;
Redução do grau de centralização de decisões na empresa;
Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.
Aspectos que podem fortalecer o sistema de informação gerencial nas empresas.
Vantagens básicas do sistema de informação gerencial:
Envolvimento com o sistema de Informação Gerencial. È um instrumento básico de apoio à otimização dos resultados;
Exige competência intrínseca às pessoas que irão utilizá-lo;
O uso de um plano mestre;
A atenção especifica ao fator humano da empresa;
A habilidade para identificar a necessidade de informação;
A habilidade para tomarem decisões com informações;
O apoio global dos vários planejamentos da empresa.
O apoio organizacional de adequada estrutura organizacional e das normas e dos procedimentos inerentes aos sistemas;
O apoio catalisador de um sistema de controladoria;
O conhecimento e a confiança no sistema de informações gerenciais;
A existência de dados e informações relevantes e atualizadas;
A adequada relação custo x benefícios.
Aspectos das decisões com um adequado sistema de informação gerencial.
As fases do processo decisório:
Identificação dos problemas;
Análise dos problemas;
Estabelecimento de soluções alternativas;
Análise e comparação das soluções alternativas;
Seleção de alternativas mais adequadas;
Implantação da alternativa selecionada;
Avaliação da alternativa selecionada.
Classificação das decisões:
Decisões programadas: caracterizam-se pela rotina e repetitividade, podendo ser possível estabelecer um procedimento padrão;
Decisões não programadas: caracterizam-se pela novidade. Estão inseridas num contexto do ambiente dinâmico, que se modifica rapidamente com o decorrer do tempo.
Elementos do processo decisório:
A incerteza;
Os recursos do tomador de decisões.
Fatores de influência no processo do mundo moderno:
Complexidade evolutiva do mundo moderno;
Redução de tempo disponível para a tomada de decisão;
Velocidade das comunicações;
Melhoramento nos processos de informações e com expectativa de resultado a curto prazo.
Condições de tomada de decisão:
Busca de alternativas.
As situações em que as decisões são tomadas podem ser:
Tomada de decisão sob condição de certeza;
Tomada de decisão em condições de risco;
Tomada de decisão em condição de incerteza.
Esquema básico do sistema de informação gerencial:
O sistema de informação é representado pelo conjunto de subsistemas. Permite caracterizar as informações básicas que serão necessárias à contribuição dos cadastros de cada subsistema. A empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.
1º exemplo de sistema de informação:
O sistema de informação é o - capital;
Deste capital, se constituirá uma organização;
Desta organização o homem formará estrutura ou departamento, através disto, alcançará o resultado desejado.
Pode-se observar que sistema de informação é um conjunto e, este conjunto, necessita de uma formação cronológica para alcançar o desejado.
2º exemplo de sistema de informação:
Uma empresa tem o setor de faturamento;
a) O pedido (contém os dados);
b) Processamento (são aplicados os recursos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros, segundo uma seqüência lógica de atividades);
c) Emissão da nota fiscal, fatura, duplicata (contém as informações).
CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Dois outros conceitos são importantes para o entendimento de sistemas de informações:
a) Ciclo de Processamento;
b) Ciclo de Vida.
O Ciclo de processamento pode ser caracterizado pelo tempo, com os dados a serem processados pelo sistema de informações, e a geração do relatório final com as informações desejadas.
Podemos ter sistema de informação de ciclo de processamento diário, semanal, mensal, anual etc.
Exemplo de ciclo de processamento de sistemas de informação:
1) Sistema de emissão do diário contábil:
a) Transações Contábeis: movimentação dos fatos contábeis, débito e crédito (dados);
b) Processamento:
Classificação cronológica;
Verificação da validade dos campos componentes dos registros das transações contábeis.
c) Livros diários, relação cronológica dos registros contábeis que representam as operações empresariais ocorridas (informação).
2) Sistema de emissão do extrato bancário:
a) Saldo anterior, transações dos fatos bancários, demonstrando se as contas estão em débito ou em crédito (dado);
b) Processamento,
Atualização do cadastro do correntista;
Cálculo para aquisição do saldo atual;
Armazenamento das transações processadas;
c) Saldo atual,
Relação de todas as ocorrências a débitos e a crédito de cada correntista
Emissão de relações de execução;
Realização de estatística de transações processadas;
Obtenção do saldo atual.
O ciclo de vida, do sistema de informação implica a caracterização de que os sistemas nascem, vivem e morrem por um processo de transformação ou substituição sistêmica, em virtude da obsolescência dos recursos usados, ou das mudanças nos objetivos a serem atendidos por esse sistema.
a) Matéria-prima (obtém em tempo mais cedo) dado;
b) Custo (apuração do valor gasto para fabricação, processamento de um determinado produto);
c) Produto final (obtido em tempo mais tarde) informação alcançada.
DIVISÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
O sistema de informação ele se divide em:
Sistema de informação gerência, é o conjunto de recursos humanos e materiais dentro de uma organização, o qual é responsável pela coleta e pelo processamento de dados para produzir informações que sejam úteis a todos os níveis da gerência, no planejamento e controle das atividades da organização.
Sistema de informação operacional é um conjunto de recursos, humanos e materiais, dentro de uma entidade, responsável pela coleta e processamento de dados para gerar informações que facilitam a mecânica operacional ou o dia-a-dia dos diversos setores da empresa.
O sistema de informação, tanto pode ser gerencial, quanto operacional.
Utilizando, como exemplo, para identificação de informação operacional tem-se na contabilidade dois relatórios, mais comuns, em que as informações contábeis transformam-se em operacionais, os quais, são apresentados:
Diário;
Razão.
Se o sistema de informação contiver somente dados que não afetam a área contábil financeira da empresa, ele será sistema de informação operacional.
O sistema é gerencial devido ao fato de as informações que gera serem intensamente trabalhadas e servem para a tomada de decisão. O sistema é contábil porque só trabalha com dados que geram informações que afetam a área contábil financeira da empresa.
Em resumo, o sistema de informação contábil é definido como sendo o conjunto de recursos humanos e de capital dentro da organização, o qual é responsável pela preparação de informações financeiras, também das informações obtidas da coleta e processamento dos dados de transações.
Desta forma, para considerarmos sistema de informação gerencial, temos como base, os relatórios apresentados pela contabilidade como Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados de Exercício, que servem como informação operacional e transformará em sistema de informação gerencial, o qual o administrador analisará, o então sistema administrativo financeiro da empresa.
PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO
O sistema de informação pode utilizar-se do computador eletrônico ou não; entretanto, nos dias atuais, é cada vez mais intensa a penetração das técnicas de processamento eletrônico de dados na empresa.
Por conseguinte, consideramos importante a decomposição de um sistema de informação em seus componentes básicos, com a utilização do computador eletrônico.
Os sete elementos básicos para informação eletrônica são:
(Estes dados nos mostram a identificação e igualdade do trabalho eletrônico em informar dados necessários para computadorizar os relatórios, e os relatórios depois de identificados em nossas mãos, nos mostra que o computado vai nos facilitar a parte física de informação, mas o resultado intelectual ainda fica a cargo dos profissionais, na identificação, na analise e, sobretudo, no relatório informativo sobre os dados necessários para as empresas e empresários).
Para entendermos com facilidade o sistema de informação, usaremos como base inicial a contabilidade como forma tecnológica clara para entendermos bem o sistema de informação gerencial na tomada de decisão:
1- Observação: pode ser identificado como fato contábil, ou seja, com o documento original que contém a transação contábil de partida;
2- Codificação: é a função mais critica do sistema, visto ser a fase de transição da parte manual para a parte eletrônica de dados do sistema de informação;
3- Transmissão: instrumento de transmitir o movimento dos dados, transferir as informações de manual para eletrônica;
4- Processamento: quando o dado contábil será trabalhado e transformado em informação semi-elaborada ou final;
5- Armazenagem: é feita quando, após termos o dado contábil codificado e processado, por técnicas de processamento eletrônico de dados, sentimos necessidade, para posterior uso, de guardar essa informação contábil semi-elaborada ou em forma final;
6- Recuperação: é a operação em que buscamos a informação contábil semi-elaborada ou final em uma memória auxiliar de processamento eletrônico de dados (fita magnética, disco magnético etc.)
7- Apresentação da informação: é feita por equipamentos de processamentos eletrônicos de dados (impressora etc.) para atender ao sistema de informação em operação.
Para melhor esclarecimento no processo eletrônico de dados e o sistema de informação, utilizaremos, como avaliação, o processamento de aquisição de materiais de estoque.
1- Observação: pode ser identificado como a verificação dos produtos que necessitam ser adquiridos, ou seja, a montagem dos pedidos para estocar um determinado produto, verificando como análise, a necessidade do produto, a sua incidência nas vendas, quantas peças tem em estoque, ou seja. quanto necessitará; é a análise ABC de materiais necessários nas vendas;
2- Codificação: é a função mais crítica do sistema, visto ser a fase de transição da parte manual para a parte eletrônica de dados do sistema de informação, a confecção dos pedidos;
3- Transmissão: instrumento de transmitir o movimento dos dados, transferir as informações manuais para eletrônica, verificando, através de uma prévia, como ficará o sistema de estoque da empresa e o encaminhamento para o departamento ou órgão competente da empresa;
4- Processamento: quando o dado será trabalhado e transformado em informação semi-elaborada ou final, ou seja, o momento em que o departamento ou órgão competente efetua o processamento das informações para efetivar a compra ;
5- Armazenagem: é feita quando, após termos os dados codificados e processados, por técnicas de processamento eletrônico de dados, sentimos necessidade, para posterior uso, de guardar essa informação contábil semi-elaborada ou em forma final;
6- Recuperação: é a operação em que buscamos a informação semi-elaborada ou final em uma memória auxiliar de processamento eletrônico de dados (fita magnética, disco magnético, CD etc.)
7- Apresentação da informação: é feita por equipamentos de processamentos eletrônicos de dados (impressora etc.) para atender ao sistema de informação em operação.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO PROCESSO ELETRÔNICO
Segundo Stair (1996, p.11) sistema de informação pode ser definido de inúmeros modos, um deles é que o sistema de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados, que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída de dados e informações) e fornecem um mecanismo de feedback.
O sistema se subdivide em três níveis hierárquicos, que estão assim relacionados:
Sistema: é o que está sendo estudado;
Subsistema: são as partes identificadas de forma estruturada, que interagem o sistema;
Ecossistema é o todo e o sistema é um subsistema dele.
Um sistema, para ter um bom desempenho em suas funções, deve estar integrado com a organização, coletando dados e transformando-os em informações úteis no processo decisório. Desta forma, o funcionamento de um sistema configura-se com um processamento de recursos (entrada do sistema), obtendo-se, com esse processamento, as saídas ou produtos do sistema.
Caracterização e funcionamento básico de um sistema:
Entrada--------- Processamento--------- Saídas
Fonte: PADOVESE, Clóvis Luís; Sistema de Informações contábeis: Fundamentos e análise. 2º Ed. São Paulo: Atlas 2000, p.26.
É importante destacar que em níveis de ambiente computacional, o sistema pode ser visto segundo três estágios:
Entrada: nesta etapa, ocorrem tarefas de registros de dados, agrupamentos em lotes, verificação e transcrição, que correspondem às fases de observação, codificação e transmissão.
Processamento: executam-se as tarefas de classificação, pesquisa, seleção, cálculos, sintetização, armazenamento de dados, compreendendo as fases de processamento.
Saídas: nesta etapa, temos as tarefas de pré-impressão e de relatórios e a exibição dos componentes para apresentação da informação.
CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA
Os sistemas podem ser classificados em sistema aberto e sistema fechado.
Sistema Aberto
Pode-se descrever sistema aberto como sendo um conjunto de partes que interagem com seu ambiente, havendo um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema. Um exemplo típico de sistema aberto é o corpo humano, já que sua interação com o meio ambiente é total.
A empresa, como um sistema aberto, interage com o ambiente e a sociedade de maneira completa, através dos recursos materiais, humanos e tecnológicos que, processados, resultam em bens ou serviços a serem fornecidos ao mercado. Ela busca a melhor forma de estruturar sua organização para atingir os objetivos estabelecidos.
Segundo Bio (1985, p.19) :
Os sistemas abertos envolvem a idéia de que determinados “imputs” são introduzidos no sistema e, processados, geram certos “outputs”. Com efeito, a empresa vale-se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, de cujo processamento resultam bens ou serviços a serem fornecidos ao mercado.
Os inputs são consideradas todas as entradas de informações ocasionadas no sistema, os processos são gerados e distribuídos para cada setor onde a informação lhe será útil. É como uma nova planilha (imputs) onde, alimentada, possa dar resultados positivos (outputs). Nem todas as entradas (imputs) partem de um mesmo lugar e, do mesmo modo, nem todas as saídas (outputs) vão para o mesmo lugar.
Sistema Fechado
È considerado um sistema sem nenhum vínculo com o ambiente externo, é o oposto do sistema aberto, são como as máquinas, o relógio etc. São componentes de um conjunto mecânico que tem uma função-objetivo, que é cumprido sem a integração com o meio ambiente.
Segundo L. Von Bertalanffy, citado por Bil (1996, p.18) do ponto de vista físico, o estado característico de um organismo vivo é o sistema aberto. Um sistema fechado, se nenhum material entra ou deixa-o, é aberto se há importação e exportação e, consequentemente, mudança dos componentes. Sistemas vivos são sistemas abertos, que se mantém trocando materiais com o ambiente.
COMPONENTES DO SISTEMA
Os componentes de um sistema são definidos como a sua metodologia de desenvolvimento, sendo definido como etapas por rotinas, as quais devem ser levadas em conta, alguns critérios baseados nos seguintes recursos:
Recursos manuais, as tarefas podem ser complexas, exigem treinamento e condição ideais de trabalho. Quando aumenta o volume de informação de entrada, o excesso é resolvido através do acionamento de mais recursos humanos para o trabalho em paralelo, executando as mesmas tarefas.
Recursos eletromecânicos são constituídos por equipamentos que executam programas simples, perfuradores de cartões, calculadoras, selecionadoras, intercaladora, classificadora. É um processo de informação simples que auxilia no desempenho profissional.
Recursos eletrônicos, podem executar programas de processamento dos mais simples aos mais complexos, tanto em relação às funções envolvidas, quanto à lógica de processamento automático envolvida.
TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
O sistema de informação, segundo seu tipo de processamento, pode ser manual ou computadorizado.
Segundo Gil (1992, p.17) Os sistemas de informação computadorizados absorvem tarefas e procedimentos dos sistemas manuais, tais como: classificação, cálculos, sintetização, elaboração da informação. Portanto, ao elemento humano caberá as tarefas nobres de tomada de decisão, julgamento e emissão de opinião no ambiente computadorizado. É importante destacar que é cada vez mais acentuada a substituição dos sistemas manuais por sistemas computadorizados, particularmente, em virtude da forte penetração empresarial das tecnologias de microcomputadores e de comunicação de dados.
A característica básica para se definir um sistema de informação como manual, é que este não deve utilizar-se de tecnologia, como equipamento de processamento de dados.
Quadro para desenvolver o Sistema de processamento de informações.
Entrada----------- Processamento---------------- Saídas-------------------- Feedback
Fonte: Wagner Luiz Marques
Entrada: é a atividade de captar e juntar os dados primários, exemplo, produzir holerites para empregados, a hora trabalhada de cada empregado deve ser coletada antes de serem impressos os valores finais. A entrada pode tomar muitas formas, ela pode ser um processo manual ou automático.
Processamento: envolve a conversão dos dados em saídas úteis. Pode envolver cálculo, comparações e tomada de ações alternativas e a armazenagem dos dados para usos futuro.
Saída: envolve a produção de informações úteis, geralmente na forma de documentos, relatórios e dados de transações. As saídas podem incluir cheques de pagamento a empregados, holerites, relatórios para gerentes e informação fornecidas a acionistas, bancos e outros grupos. Em alguns casos, a saída de um sistema pode se transformar em entrada para outro sistema.
Feedback: é uma saída usada para fazer ajuste ou modificação nas atividades de entrada ou processamento. Erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado.
Os sistemas manuais têm as mesmas características dos sistemas computadorizados, com a diferença de não contar com processamento eletrônico de dados, e todas as vantagens que o mesmo oferece.
ESTRUTURAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Objetivo: é a razão de existência e a finalidade pela qual o sistema foi desenvolvido;
Entradas do sistema: dados que contribuem para gerar as saídas dos sistemas;
Processo de transformação, a função de transformar um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída);
Saídas do sistema são os resultados do processo de transformação;
Controle e avaliação, conferir se as saídas estão em conformidade com os objetivos traçados;
Retroalimentação: considera-se como a reintrodução da saída sob a forma de informação. É o processo de comunicação que, a cada entrada, obtém-se o resultado da ação resposta, as informações realimentadas são resultados das divergências verificadas entre as respostas de um sistema e os parâmetros estabelecidos.
TELECOMUNICAÇÕES E REDES
A Tecnologia de Telecomunicações
Redes de Telecomunicações
Aplicações de Telecomunicações
A INTERNET
A Word Wide Web
O Papel da Internet na Solução de Problemas
O Desafio da Internet
Estes itens serão desenvolvidos pelos alunos, em uma pesquisa, e debatidos em sala de aula para o encerramento do bimestre.
A apresentação inicia dia 16/03/2006
A segunda apresentação dia 23/03/2006
A terceira apresentação dia 30/03/2006
Para o desenvolvimento e entendimento do sistema de processamento de transações, identificando a visão do processamento, juntamente com a aplicação dos sistemas de informação, dentro de cada área afim, identificaremos toda a transação administrativa do sistema empresarial, identificando usuários e toda a sua movimentação administrativa, observando princípios e a linha do conceito administrativo.
SISTEMAS EMPRESARIAIS E USUÁRIOS INTERNOS E EXTERNOS
Sistema pode ser considerado como o núcleo central ou o foco de estudo dentro de um processo administrativo.
Existem, também, os limites do sistema, dentro dos quais, se analisa como o ambiente influi ou é influenciado pelo sistema considerado.
Ambiente de um sistema é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas, qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema.
Sistema é o conjunto de elementos, entre os quais haja alguma relação, algum convívio.
Conceito de Empresa, é o conjunto de bens e serviços para nos proporcionar riqueza.
Este sistema se subdivide em:
Utilidade Social: o sistema desenvolve um trabalho de compartilhar entre os diversos indivíduos.
Valor de troca: permite que o bem seja transferido de uma pessoa para outra mediante compra.
Raridade ou limitação, quantidade que se encontra disponível.
As empresas se formam através da formação da produção. A economia considera, tradicionalmente, três fatores de produção:
a) Terra ou Natureza: representa pela soma de todos os recursos naturais que podem ser utilizados e transformados pelo homem.
b) Trabalho, representado pelos recursos humanos aplicados nas atividades de utilização e transformação dos recursos naturais, visando a produção de bens.
c) Capital, assume a forma de dinheiro, matérias-primas, equipamentos e instalações, aplicados na produção de forma a gerar riqueza.
A formação do capital é feita através da constituição de bens para se compor outros bens.
A classificação econômica da empresa é de forma jurídica, sabendo-se que forma jurídica é a associação de duas ou mais pessoas numa entidade, com direitos e deveres próprios e, portanto, distintos daqueles indivíduos que a compõem.
Depois que a empresa se tornou legal, ou seja, constituída pelo seu contrato social ou estatuto, a empresa , sendo um sistema, se decompõem, ou seja, decomposição de sistema.
Exemplo:
I- Administrativo Financeiro;
II- Marketing;
III- Recursos Humanos;
IV- Controladoria
Contabilidade Fiscal;
Contabilidade Gerência;
Relações com o mercado;
V- Industrial ( produção);
VI – Administração de Materiais;
VII- Administração de Serviço;
VIII- Gestão Empresarial.
Subdividem-se em funções necessárias ao funcionamento de uma empresa;
É por meio da execução das funções e atividades que se alcançam produtos bem definidos;
Do intercâmbio entre as funções formalizam-se as informações, gerando um fluxo formal e racional de informações da empresa.
Descrição das funções e atividades:
Dois tipos de áreas funcionais: fim e meio.
Servem basicamente como exemplo e não como uma abordagem estática.
Áreas funcionais fim:
Funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação.
Podem pertencer a essa categoria as seguintes áreas funcionais:
Marketing;
Produção.
Áreas funcionais meio:
Funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos.
Podem ser desse tipo as seguintes áreas funcionais:
Administração financeira;
Administração de materiais;
Administração de Recursos Humanos;
Administração de Serviços;
Gestão Empresarial.
Devem ser analisadas quanto as suas existências e interações.
Cada área funcional é formada por um conjunto de funções, em cada função, existem grupos de atividades específicos e inter-relacionadas.
As funções e atividades são descritas a seguir:
Área Funcional: Marketing
Função produto:
Desenvolvimento dos produtos atuais;
Lançamento de novos produtos;
Estudo de mercado;
Forma de apresentação;
Embalagem.
Função distribuição:
Expedição;
Venda Direta;
Venda por Atacado.
Função promoção:
Material promocional;
Promoção;
Publicidade;
Propaganda;
Amostra grátis.
Função Preço:
Estudos e análises;
Estrutura de preços, descontos e prazo.
Toda esta composição se resume em sistemas empresariais.
Após a composição do sistema empresarial, vem a constituição da informação empresarial que nos mostra que:
Informação é o dado trabalho que permite ao executivo tomar decisões;
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.
Exemplo de dados em uma empresa:
Quantidade de produção, custo de matéria-prima, número de empregados.
Exemplo de informação em uma empresa:
Seria o resultado da análise desses dados, ou seja, capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade do funcionário.
Essas informações, utilizadas pelo executivo, podem afetar ou modificar o comportamento existente na empresa, bem como, o relacionamento entre as suas várias unidades organizacionais.
A informação dada de forma adequada ao sistema proporciona a tomada de decisão.
O propósito da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais, se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação.
Também, deve-se analisar e considerar a qualidade da informação pois, nem todas informações são adequadas ao sistema.
Mas, o sistema com a junção da informação, proporciona uma boa empresa com dados adequados para desenvolver o resultado.
A partir destes dois fatores, Sistemas que é igual a empresa e informações que é igual aos dados a serem trabalhados e aplicados, necessitam de mais um fator, que é o gerencial.
Gerencial, é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para o resultado realmente verdadeiro, onde o empresário, diretor, possa tomar suas decisões necessárias e, com isso, fazer gerar de acordo, o sistema assim analisado.
A gerência precisa ter as informações precisas, e adequadas, com fácil entendimento, pois, é com isso que vão trabalhar com os fatores administrativos e seguir as formas adequadas e necessárias para o bom andamento administrativo como veremos a seguir:
Visão Sistêmica da empresa
Todo sistema é composto por partes, que são consideradas seus subsistemas. A empresa é um dos sistemas mais complexos e sua divisão em subsistemas pode ser enfocada de várias maneiras, desta forma, veremos a maneira citada por Padovese (2000,p.36).
Subsistema Institucional, é considerado a matriz do sistema da empresa, compreende a definição da missão da empresa e as realizações de seus empreendedores, traduzidos de suas crenças e valores. A empresa, através da missão de crenças e valores, define seu modelo de gestão como sendo um conjunto de idéias para orientar o processo administrativo da entidade.
Segundo Padoveze (2000, p.38) o modelo de gestão corresponde a alguns princípios que assegurem:
A redução do risco do empreendimento, buscando sempre o melhor para a empresa;
Uma estrutura de operação que possibilite o suporte às atividades;
Orientação dos esforços para um estilo de trabalho com atitudes criativas;
Motivação e engajamento de todos, em torno de objetivos da empresa e das suas atividades;
A empresa deve cumprir sua missão, fazer o que foi estabelecido em termos de produtos, recursos e esforços.
Subsistema de Gestão: se as decisões são tomadas, nele se encontra o processo de gestão e as atividades de planejamento, execução e controle que estão diretamente ligados ao subsistema de informação.
Segundo Padoveze (2000, p.38), compreende um conjunto de procedimentos e diretrizes, partindo do planejamento até o controle das operações, quais sejam:
Análise do ambiente externo e interno;
Elaboração do planejamento estratégico;
Elaboração das diretrizes e políticas estratégicas;
Planejamento Operacional;
Elaboração do plano operacional;
Programa das operações;
Aprovação do programa operacional;
Execução das operações e transações;
Controle;
Ações corretivas.
Subsistema Formal: demonstra a estrutura administrativa da empresa, de autoridade e responsabilidade. É o subsistema no qual as tarefas e atividades são agrupadas em setores, departamentos ou divisões, é a forma pela qual a empresa organiza suas atividades, agrupando em departamentos e utilizando-se das funções de assessoria. Este subsistema recebe influência direta do subsistema de gestão no que se refere às questões de responsabilidade e autoridade que, conseqüentemente, irão influenciar no subsistema social. A maior parte das informações que forma o subsistema formal é produto do subsistema fisico-operacional, pois este é formado, de acordo com os produtos ou serviços a serem produzidos, o processo de produção e a definição das atividades a serem utilizadas na empresa.
Subsistema Social: É compreendido por esse subsistema toda parte funcional da empresa, as pessoas que a compõem, como também, sua cultura e característica. Desta forma, cada individuo pode demonstrar sua satisfação diante da empresa e, desta satisfação, dependerá sua dedicação ao trabalho, sua motivação e sua produtividade.
Subsistema de informações: Este, compreende todas as necessidades de informações para que a gestão empresarial tenha apoio na tomada de decisão. O subsistema social, quando em atuação, gera inúmeros subsistemas de informações específicos, quais estruturas formam o subsistema de informação. A informação serve como matéria-prima para os gestores e, também, todo processo fisico-operacional, necessitando de informações para fazerem parte do subsistema informacional. Em virtude da grande importância na questão da informação no meio empresarial, geralmente são criadas atividades especificas para administração do subsistema de informação. Deve-se buscar um nível ótimo de informação, apesar de que, dentro de uma empresa, fica difícil atender a todas as necessidades de informações em razão do grande número de gestores setoriais, cada qual com uma necessidade de informação.
Subsistema Físico-operacional: É formado pelas instalações físicas e equipamentos que fazem parte da empresa. É neste subsistema que são executadas as transações e o acontecimento dos eventos econômicos.
Sua estruturação está ligada aos produtos e serviços que a empresa produz. Este subsistema é o responsável pela maior quantidade de ações para obter eficiência empresarial. Desta maneira, a visão sistêmica da empresa, como processadora de recursos e possuidora de produtos e serviços, é qualificada no subsistema físico-operacional.
Planejamento, controle e informação: A essência do planejamento e do controle é a tomada de decisão, que depende de informações úteis e confiáveis. Para que isso ocorra, os administradores devem estar envolvidos e desenvolverem um sistema de informação que se adeqüe às necessidades de informações desse processo decisório, através de um trabalho integrado entre especialistas em sistemas e administradores. Através do planejamento pode-se definir os resultados que se deseja alcançar, os objetivos a atingir. Planejar corresponde a desenvolver alternativa e, dentre estas, escolher a mais apropriada, e assim, buscar a melhor maneira para se chegar a um objetivo futuro. Já, o controle, desempenha o papel de por em prática o planejamento pois, por maior que seja o esforço despendido no planejamento, é através do controle que se fixam padrões para obter os resultados reais com a análise dos resultados obtidos no que foi planejado. Pode-se perceber se houver um desempenho acima ou abaixo do que foi estabelecido, e assim, os desvios podem ser apurados e corrigidos através do controle. Além de estabelecer o que fazer, o planejamento é a função, através do qual, o administrador define como, quando, quanto, onde e quem. Por isso, o planejamento é, talvez, o principal momento em que o administrador exercita, em toda a extensão, suas habilidades, conhecimentos, sabedoria e intuição. É o momento, também, que exige dele a ousadia e a capacidade de assumir riscos.
Sistema de informação Gerencial: faz parte do sistema empresa, formando assim, mais um subsistema, e neste pensamento, pode-se concluir que este também se compõe de outros subsistemas, estando relacionados entre si, como por exemplo: subsistema de custo, subsistema de contabilidade e outros. Estes resultam em uma troca de informações. Sistema de informação gerencial é um sistema de pessoas, equipamentos, procedimentos que, por sua vez, apresenta dados para o uso no processo decisório. Este, possui a capacidade de envolver diversas áreas do sistema empresa, gerando informações úteis para o administrador. Portanto, o sistema de informação gerencial tem por objetivo a integração dos elementos originários dos demais sistemas, com a finalidade de apresentar informações que auxiliam no processo decisório da empresa. O administrador baseia-se nas informações para as tomadas de decisões a serem tomadas quanto ao desenvolvimento da empresa a nível operacional, comercial e administrativo.
O sistema é a chave do negócio para as empresas poderem se sustentar de maneira maleável onde as informações geradas, de forma rápida e precisa, conseguem colocar a empresa em um patamar de negociação mais acessível ao mercado. O SIG ajuda a equipe que gerencia uma empresa em muitas tarefas que, no dia-a-dia, se resumem em decisões.
Importância do SIG para a empresa: Toda empresa necessita de um bom sistema de informação gerencial, pois este é o coração da organização. Se a mesma utiliza um bom sistema de informação gerencial, conseqüentemente, terá um controle interno que otimize suas atividades, de modo que esta esteja apta a competir no mercado. Geralmente, há uma grande dificuldade em avaliar, de forma quantitativa, qual é o beneficio de um sistema de informação gerencial. Alguns empresários, nem sempre, têm uma visão real sobre sua importância e quais suas atribuições. No entanto, utilizam-se de outras fontes para uma melhor compreensão, trabalhando com base numa lista de hipóteses sobre os impactos da estruturação do sistema de informação gerencial na empresa e, desta forma, demonstra os benefícios que podem proporcionar, como exemplo:
Relatórios mais confiáveis;
Redução de custo;
Melhor adaptação da empresa nos acontecimentos inesperados;
Melhoria na produtividade;
Melhoria na tomada de decisão;
Melhoria na estrutura organizacional;
Redução do grau de centralização;
Acesso fácil às informações desejadas;
Uma maior motivação das pessoas envolvidas;
Fornecimento das projeções e dos efeitos de decisões.
Diante dos benefícios citados, pode-se dizer que o sistema de informação gerencial age como elemento essencial aos empresários, demonstrando os acontecimentos e atividades, tanto externas como internas à empresa, gerando informação necessária para a tomada de decisão em qualquer campo da empresa.
Desenvolvimento e Planejamento do SIG: Como o grande desenvolvimento econômico é a expansão das atividades surgiu a necessidade de informações que, realmente, auxiliam nas decisões a serem tomadas pelos administradores em geral. Assim, os administradores precisam de um bom sistema de informação gerencial. Para desenvolver um sistema gerencial em uma empresa, não existe um método específico, pois cada uma tem seu ramo de atividade com necessidades diferentes de informações, devido à suas características próprias. Todo executivo deve ter em mente que, de nada adianta a empresa ter um excelente processo administrativo, se por trás deste, não possuir um sistema de informação gerencial que dê sustentação, alimentando com informações úteis para o processo decisório. Assim, é necessário conhecer as finalidades para as quais foram desenvolvidos o SIG, evitando que a empresa desenvolva um sistema para coleta de dados irrelevantes, ou que não tenha um bom aproveitamento. Também não adianta nada ter um sistema de processamento eletrônico de ultima geração, com condições de interligar todos os setores, mas não saber utilizar, ou mesmo, não investir em pessoas aptas para desenvolver a movimentação do então sistema de processamento eletrônico.
Segundo Oliveira (1992, p.72), o SIG pode ser classificado conforme as necessidades básicas da empresa:
Sig defensivo, que é orientado para a obtenção de informações destinadas a evitar surpresas desagradáveis para a empresa;
Sig inativo, que é orientado para a obtenção de parâmetros de avaliação do desempenho da empresa. Este pode ser considerado mais de nível tático-operacional do que nível estratégico;
Sig ofensivo, que é orientado para a identificação de oportunidades de negócios para a empresa;
Sig interativo, que é orientado para a geração de oportunidades de negócios para a empresa.
O desenvolvimento de um Sig deve ser bem administrado, desta forma, deve ser planejado, organizado, dirigido e controlado. Para planejar o sistema de informação gerencial em uma empresa, deve-se buscar uma estrutura de sistemas que proporcione o maior beneficio à empresa, ajudando a operá-la de maneira eficaz. Para isso, é necessário um perfeito entendimento do negócio da empresa, dos objetivos, do estilo gerencial e do seu ambiente.
Para planejar um Sig é preciso transformar um conjunto de estratégia em um conjunto de ações para sistemas de informações gerenciais de uma empresa. Deve focar as áreas e fatores críticos para atingir o sucesso.
Segundo Bowman, citado por Oliveira (1992, p.88), o planejamento do Sig procura proporcionar os seguintes resultados para a empresa:
Assegurar que os esforços na área de sistema de informação gerencial sejam consistentes com os objetivos, estratégias e políticas da empresa como um todo;
Proporcionar uma estrutura de serviços para a atividade de sistemas de informações que responda, adequadamente, tanto às necessidades urgentes de curto prazo, quanto aos objetivos de longo prazo;
Proporcionar a alocação equilibrada de recursos entre as diversas aplicações, que muitas vezes, são concorrentes entre si;
Selecionar e usar metodologias adequadas para determinar requisitos e alocação de recursos.
Para resumir todas as informações colhidas, um administrador de empresa ter em mãos a empresa onde trabalha, necessitará de dados e, precisa ser rápido para tomar decisões. Para isso, precisa de um sistema de informação onde ele gerencie tudo e qualquer movimentação, por menor que seja, onde a junção de todos os dados dará relatórios com todas as informações que necessitará. Exemplos de fluxograma para o sistema de informação gerencial.
SISTEMA DE APOIO A DECISÃO
Para que se possa desenvolver um trabalho adequadamente dentro dos órgãos competentes, necessita-se conhecer suportes adequados a suas decisões e trabalhar com sistema gerador de informações que possam contribuir para as tomadas de decisões empresariais, sendo assim, o conhecimento geral do trabalho deve ser visto analisando cada afirmação, como serão observadas a seguir.
a) Tecnologia ultrapassada é tecnologia cara!
b) Tecnologia desatualizada é tecnologia que atrapalha!
c) Tecnologia desconhecida causa perda de oportunidade!
d) Tecnologia desequilibrada causa prejuízo!
ORGANIZAÇÃO VIRTUAL
Organização Virtual é: associações ou instituições com objetivos definidos, contendo todas as condições essenciais à sua realização, sem que sejam necessários outros predicados quaisquer como espaço físico, móveis e utensílios de escritório, podendo, ou não, serem regidas por estruturas formais, leis, regras escritas etc. (p.52)
PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA ÁREA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
O profissional de O&M – Organização e Métodos- se encarrega de normas e métodos administrativos para que a empresa possa fluir adequadamente na sua organização e no seu parâmetro igualitário, ou seja, seguir uma mesma norma empresarial. (p.85)
O profissional Analista de Processo tem a função de criar, quando o processo não existe ainda, ou levantar o processo existente, documentá-lo, estudar cuidadosamente seu fluxo, a fim de desenvolver melhorias que aumentem sua eficiência, velocidade e produtividade. Quando um novo negócio é criado, quer seja pelo analista de negócio ou pelo analista de marketing, é o analista de processo que tem, por atribuição, sistematizar o fluxo que vai produzir o bem ou serviço recém criado. Sempre que um novo produto, bem ou serviço, é criado por qualquer setor dentro da empresa, é preciso criar o novo processo de produção para que ele possa ser produzido em série. Com isto, é possível melhorar, otimizar, racionalizar o processo com o intuito de maximizar os recursos empregados para a fabricação do produto. (p.88)
O profissional Analista de Sistema tem a função de criar software e dar suporte ao mesmo, o papel do novo analista de sistema requer que ele saiba que, para fazer a empresa competir no mercado global, não basta produzir com qualidade e baixo custo. Toda empresa precisa ser flexível, criativa e ter um poder inovador acima da média para manter-se lucrativa e aumentar sua participação no mercado. Não há outra forma de conseguir isto sem ser com a participação das modernas tecnologias de informações. A partir de então, criou-se o analista de negócio para aliar o desenvolvimento técnico com uma sólida visão organizacional, conhecimento tecnológico ao conhecimento do negócio para que surjam soluções harmônicas, que possam integrar o que existe de mais atual em Tecnologia da Informação com a forma mais oportuna e segura de fazer negócio.(p.92-93)
ETAPAS PARA REALIZAR ADEQUADAMENTE UM PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E O PLANO OPERACIONAL ATRAVÉS DO SIG
Montagem da estrutura organizacional da empresa:
a) Estrutura Tradicional - sem dinamismo, valorando apenas o empresário.
b) Estrutura experimental - dinâmica testando a valorização do profissional mas, dando ênfase na tecnologia avançada, utilizando os robôs.
c) Estruturas informais - utilizam os sistemas tradicionais e experimental, seguindo a lógica, valoriza o colaborador, para cobrar a produtividade, caso não atinja o retorno desejado empresarial, revê a forma estrutural.
Alinhando Metas e Sistemas:
A serventia empresarial para o desenvolvimento do SIG:
a) Documentar e simplificar os processos existentes;
b) Introduzir mix de produtos;
c) Racionalizar custos de produção;
d) Controlar estoque;
e) Controlar Fornecedor;
f) Controlar Vendas;
g) Relacionar com o mercado consumidor;
h) Controlar o Fluxo de Caixa;
i) Medir a Lucratividade;
j) Gerenciar os Recursos Humanos da Empresa.
3 Criar missão adequada para a empresa
4 Definir Meta:
k) Adequar as direções;
l) Desenvolver Cronograma;
m) Medir a eficiência e a eficácia empresarial.
5 Identificar os objetivos desejados;
6 Priorizar necessidades.
O QUE É TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES?
Tecnologia de informação é o processo de administração empresarial, onde as empresas buscam recursos através dos serviços prestados da alta tecnologia de informações, como sendo:
Consultorias especializadas;
Suporte ao uso dos computadores software em geral;
Manutenção do parque de equipamentos de informática da empresa;
Gestão de serviços de tecnologia em geral, como provedores de internet, telefonia etc.
Todas as empresas que desenvolvem esse sistema de tecnologia buscam satisfazer ao cliente em todas as necessidades relacionadas ao tráfego e gerenciamento das informações, tendo como proposta, a modernização e o alcance das melhores informações que a empresa necessite. Sabendo que o padrão geral é criar produtos que atendam adequadamente todos os clientes que necessitarem de um sistema de informação tecnológica de ponta.
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO?
O Planejamento Estratégico do Sistema de Informação potencializa o uso das competências da empresa e as adapta aos objetivos da organização, de acordo com as oportunidades do mercado. Ele gera uma diferenciação das estratégias, torna-as únicas para a empresa e, portanto, difíceis de ser imitadas pelos concorrentes. Esta virtude, que o Planejamento Estratégico do Sistema de Informação oferece, traz, como conseqüência, uma Vantagem Competitiva.
QUAL A LIGAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO?
A construção de sistemas de informação e o processo de informatização das organizações tomam muito tempo e têm alto custo. Além disso, os resultados, até aqui alcançados, não têm sido satisfatórios. As dificuldades de implantação, uso e manutenção, são enormes e os administradores não conseguem obter informações quando são necessárias. A resistência aos processos de mudanças gerados pela implantação de sistema de informação é crescente.
No momento atual, para garantir uma boa posição no mercado, as organizações dependem de sua capacidade de criar, rapidamente, aplicações estratégicas eficientes, e isso requer mais do que ferramentas para projetar e construir programas e sistemas. São necessárias metodologias de PESI que aproveitem as tecnologias e ferramentas, visando a desenvolver a criatividade e a aprendizagem. Tradicionalmente, as metodologias de planejamento de SI têm sido orientados para uma abordagem prescritiva, centrado suas atenções nos sistemas tradicionais de informações e suportes administrativos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO?
Novas abordagens podem contribuir na busca de modelos e ferramentas que auxiliam o processo de gestão da informação nas organizações. Busca-se, assim, estudar o problema da criação de estratégias implementáveis na área de SI. Entende-se por implementável o desenvolvimento de planos de execução viável na organização para a qual foram projetados, respeitando características e particularidades.
A aprendizagem é um conceito novo e crítico no desenvolvimento de estratégia de SI. A idéia básica está centrada na disciplina, com vista à criação de uma visão compartilhada no tocante à forma de uso da nova tecnologia. Quando existe uma visão genuína e compartilhada na organização, as pessoas aprendem, não porque são manipuladas nesse sentido, mas porque elas assim desejam e, porque um comportamento voltado para a aprendizagem faz parte da própria natureza humana.
O QUE REPRESENTA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL?
Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas”. Conclui, pela contestação, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO NA VISÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIO E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO?
Certeza de que as funções de TI suportam os objetivos e atividades organizadas em cada nível da organização;
Possibilidade de identificação de aplicações críticas para o desenvolvimento;
Garantia de que os recursos adequados serão alocados para as aplicações críticas;
Disponibilização e melhoria do gerenciamento de mudanças nas prioridades do desenvolvimento de aplicações;
Facilidade de compartilhamento das informações e posterior feedback durante a formulação e implementação das estratégias;
Certeza de que as funções de TI passam a integrar o complexo organizacional, não sendo apenas um apêndice;
Disponibilização de uma melhor exploração das oportunidades na utilização de SI para os propósitos estratégicos;
Possibilidade de criação de uma estrutura comum de referência (padronização), essencial para a consistência interna e a validade externa dos resultados do que foi planejado.
QUAL É A DIFERENÇA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO?
O termo SI abrange um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para o controle e decisões nas organizações, enquanto TI, é considerado apenas uma infra-estrutura de suporte para os Sis.
O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO?
É o conjunto para se formar um sistema de TI, unindo a metodologia pratica para a formação de um software adequado para cada organização utilizando, como forma, o PESI que é adequado para cada organização;
Também, o comprometimento com o programa para gerar informações necessárias, onde a administração colha resultados necessários para a devida tomada de decisão, o comportamento dependerá do uso de metodologia adequada, da instrumentação da gestão para monitoramento do atingimento das metas planejadas e de variáveis de contexto organizacional, tais como políticas de incentivos, cultura de cobrança de resultados, nível de resistência à mudança e gestão integrada.
Sincronização de recursos, os projetos e suas atividades (processos, infra-estrutura e responsabilidades) devem estar detalhados para cada área individualmente, bem como, os inter-relacionamentos entre as áreas. A sincronização desses detalhes deve ser contínua durante todo o processo. Para isso, a instrumentação da gestão de execução deverá ser uma forte aliada.
Instrumentação da gestão deve ser composta por ferramentas de TI que permitam o monitoramento da execução dos itens planejados, bem como de seus ajustes, sob uma base uniforme, proporcionando uma avaliação para o processo futuro de planejamento estratégico.
Professor Dr. Wagner Luiz Marques
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ANO - 2009
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