quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

#O #CRIME DA #MEIA #NOITE - III

CAPÍTULO 12

A CIÊNCIA DA RELAÇÃO HUMANA NA BUSCA DO CONTROLE FINANCEIRO

O QUE É RIQUEZA?

Se utilizarmos o conceito literário, falaríamos em abundância, e logo vem à mente de abundância financeira, aumento econômico, mas não podemos avaliar riqueza somente isso. É o principal, só que para chegar ao estado de abundância financeira o ser humano necessita passar por vários conhecimentos e avaliar o seu comportamento e o relacionamento do seu semelhante.

Podemos dizer que enriquecer - “sem perder o valor e a dignidade” é o inicio da paz, do convívio e do relacionamento diante da sociedade. Devemos caminhar por um horizonte repleto de descobrimentos que fará o homem transformar-se e tornar mais feliz do que pretende ser.

Siga cada passo que estará indicando neste contexto literário, pois o caminho seu e de sua família está para começar, não desista, mesmo nos momentos de desânimo e cansaço, mas talvez na última linha destas orientações possa estar a sua vitória e seu ensinamento para a conquista da riqueza pessoal e familiar que é o seu próprio “EU”.

ALCANCE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

PLANEJANDO SEU FUTURO

Todo mundo precisa planejar cuidadosamente o futuro. Mas a independência financeira é relativa para cada pessoa, pois o acumulo de riqueza que cada um possui não é o mesmo em geral, uns pensam pequeno e que satisfaz significativamente o seu futuro, outros pensam tão grande que na maioria das vezes não consegue atingir os seus objetivos desejados. Lembre-se, modéstia é uma virtude.

COMO FAZER PARA ACUMULAR RIQUEZA?

Existe um único caminho que você acumula riqueza e atinge dignamente o seu caráter pessoal e ético, é o seu serviço do dia a dia. Exercendo dignamente com respeito o seu companheiro de serviço, auxiliando o seu cliente e exercendo com responsabilidade o seu trabalho. Nada é dificultoso para alcançar o seu acumulo de riqueza. Sabendo que o valor que você consegue sobreviver e se sentir bem, diferencia de um para com outro ser humano, depende da sua cultura, de suas posse e de seu costume diário, mas tudo pode ser revisto os conceitos, depende somente de cada individuo.

DESENVOLVA UMA CONSCIÊNCIA DE PROSPERIDADE

Você precisa se tornar um sucesso financeiro em seu pensamento, saber pensar positivamente, saber conduzir as atitudes de forma ordeira e consciente, sabendo que nada pode extrapolar as suas condições financeiras.

DUAS GRANDES AÇÕES PARA FICAR RICO

PRIMEIRO SUA MENTE: Conduzir diariamente o seu pensamento para as ações positivas, acreditar no seu próprio potencial, ter fé em si mesmo, acreditar que pode e consegue fazer tudo que lhe é solicitado a fazer, só depende de si mesmo concentrar, estudar, ler e se concentrar naquilo que deseja fazer. Sua vida inteira é uma expressão do seu próprio pensamento. A qualidade de seu pensamento determina a qualidade da sua vida, se você melhorar a qualidade de seu pensamento melhorará a qualidade da sua vida.

SEGUNDO AS EXPECTATIVAS: Qualquer coisa que você espera alcançar com confiança, seja ela com pensamentos positivos ou negativos, se torna realidade. Por isso mesmo que devemos sempre estar pensando positivamente e acreditando no que fazemos e concentrado as vinte quatro horas, pois fazendo corretamente todas as nossas ações não haverá possibilidade de erros, críticas ou mesmo advertências. Caso haja alguma chamada de atenção, você fazendo corretamente as suas ações, haverá a possibilidade de se defender e reverter o mal súbito dos acontecimentos.

OS PAÇOS PARA O SUCESSO E PARA O ALCANCE DA RIQUEZA

  • Primeiro comece a pensar hoje de um modo positivo, otimista, confiante sobre o seu sucesso pessoal e financeiro.
  • Segundo, desenvolva sua própria atitude de expectativas positivas. Procure o melhor em toda situação. Não desista, acredite que pode conseguir só depende de você mesmo, mas não faça nada de errado, pois as ações erradas atingem sucessos errados e rápidos que não valerá a pena prosseguir, mas sim desistir e com isso não chegará aos objetivos desejados.

A ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA

Para atingirmos o acumulo da riqueza devemos primeiramente dar o primeiro passo para a busca dos objetivos. Planejando as ações positivas que sejam boas para nós e para com quem estará junto de nós, pois não podemos querer agir com ação do ganha e perde, pois essa ação é curta e prejudicial para o alcance do sucesso, diferentemente da ação ganha-ganha, porque ambos ganharão na negociação e todos se sentirão bem e propondo uma nova negociação. Portanto essa última ação não só é realizado no presente como será desenvolvida no futuro e ainda mais servirá como divulgação para todo o grupo de relacionamento de ambos os parceiros. A acumulação de riqueza é uma negociação bem feita que sempre trará frutos favoráveis. A seguir veremos as ações para atingirmos o acumulo de riqueza:

PEQUENAS COISAS SIGNIFICAM MUITO

A lei da acumulação é um dos maiores princípios de sucesso, mas devemos seguir bem os preceitos da ética de cada ser humano e propriamente da sociedade que convivemos. Esta lei diz que tudo acumula com o passar do tempo. Tudo acontece dando o seu primeiro passo para o rumo do sucesso, para chegar ao destino de sucesso tem que haver um início, o exemplo disso para se tornar um grande rio primeiramente iniciou-se como uma simples mina de água e depois se tornou o seu imenso rio que navega grandes embarcações.

APRENDA O QUE VOCÊ PRECISA APRENDER

A lei de acumulação identifica áreas especificas como sendo aprender sempre, atualizar sempre, estudar sempre, e nunca desistir do acumulo de conhecimento, pois devemos acumular conhecimentos para que possamos conseguir atingir o acumulo de riqueza. No momento que somos especialistas nas ações que praticamos, executamos e somos capazes de realizar. Passamos a ser valioso no mercado, com isso todos nos convidam para exercer o trabalho que necessitam. A partir desse momento passamos a cobrar os nossos honorários conforme somos procurados e com a habilidade que passamos a ter e o conhecimento de todos em relação à qualidade de serviço que praticamos, somos requisitado em muitos momentos e juntamente o valor financeiro acompanha o nosso dia a dia.

ECONOMIZE SEU DINHEIRO

A área de acumulação não pode deixar de lado o dinheiro. Precisamos planejar os nossos gastos, avaliar as possibilidades de nossas compras e sempre haver a poupança como requisito primordial para o acumulo de valores financeiros. Devemos estar atento que não podemos gastar mais do que recebemos e saber realmente as nossas condições reais financeiras para com a sociedade que vivemos, devemos ser realista das nossas condições econômicas, não desperdiçar qualquer coisa material, pois fará falta no decorrer de nossas vidas.

ATRAIA RIQUEZA EM SUA VIDA

Assim que você começa a poupar seu dinheiro, começa a atrair para a sua vida trabalho, dinheiro e assim atingir suas metas desejadas. O atrair boas ações para nossa vida é bem exemplificado quando estamos desempregados. Encaminhamos currículo para todos os estabelecimentos comercial, industrial e prestador de serviço, e nada conseguimos. Quando surge a primeira vaga de trabalho, na sua maioria das vezes não é o que pretendíamos, dentro de poucos dias recebemos o convite de outras empresas com cargo melhor e com salário mais adequado aos nossos costumes, mas o medo faz permanecermos no trabalho que conseguimos anteriormente. Também existe o caso de sermos procurado para trabalhar em funções de gerenciamento quando estamos empregados, no momento que perdemos o emprego tudo se fecha até mesmo os menores cargos existente no mercado do trabalho. Por isso temos que poupar para nunca faltar o nosso acumulo de riqueza.

CONSIGA A EXPERIÊNCIA QUE VOCÊ PRECISA

A experiência em dias de hoje é de suma importância, estamos vivendo um período de conhecimentos técnicos, habilidade profissional especializadas, ninguém substitui um profissional, caso executa adequadamente o serviço e busca especializar cada vez mais no seu ramo de atividade. As pessoas bem sucedidas em qualquer campo são aquelas que têm muito mais experiência.

TUDO CONTA PARA NÓS

O maior engano que as pessoas cometem é pensar que só é bom aquilo que lhe transforma para o seu próprio bem. Quando lemos um livro, quando fazemos um estudo, quando participamos de uma palestra, quando vamos para a cama e descansamos é importante para cada um de nós. E isto tudo refere-se ao conhecimento, o pior livro que lemos, a pior palestra que participamos, alguma coisa nos traz de importância principalmente se estivermos concentrado para fazermos e agirmos corretamente nas nossas ações.

USE BEM O SEU TEMPO

Para conseguirmos acumulo financeiro devemos adequar o nosso tempo para com uma vida sadia e bem utilizada, fazer o que gostamos, mas também algumas vezes fazermos algo que não gostamos muito. Devemos reservar um tempo para leitura, para os estudos, para o laser e se possível relacionado ao nosso trabalho que exercemos, pois assim nos tornamos qualificado e realizado naquilo que exercemos constantemente. Novamente devemos nos ater ao planejamento de nossa vida, projetar as metas que desejamos atingir, observando os objetivos gerais e específicos e lutarmos para atingir, só conseguiremos se utilizarmos muito bem o nosso tempo.

AÇÃO QUE LEVA A RIQUEZA

Nunca deixe para o amanhã o que se pode fazer hoje. Inicie a sua busca de conhecimento, se especialize em alguma função, busque ser melhor nas atividades que se propor a fazer, não perca tempo, exercite, lute, brigue de forma sadia, nunca desista do que pretende fazer, mas faça, o caminho pode ser diferente daquilo que deseja, mas com o decorrer do tempo alcançará, só basta não desistir. Nunca é tarde para ganhar experiência, nunca é tarde para iniciar o seu estudo, portanto não deixe de lutar, só assim que você irá acumular riqueza e alcançar os objetivos desejados.

DOBRE SUA RENDA

CLASSIFIQUE AS IDÉIAS CHAVES

Precisamos disciplinar as nossas idéias, identificar os atos que praticaremos mais importante até absorvermos adequadamente o nosso tempo e as nossas idéias, assim conseguiremos disciplinar a nossa vida de forma adequada.

Primeiramente analisarmos o que é mais importante para que possamos atingir os nossos objetivos principais. Em seguida identificarmos os nossos objetivos específicos para chegarmos aos gerais. Descoberto como faremos para alcançar os objetivos gerais traçamos metas que facilitarão a nossa organização e realizado adequadamente este planejamento registramos para não haver perda de tempo. Temos dois exemplos que podemos apreciar a classificação de nossas idéias e de nosso tempo e assim alcançarmos o sucesso desejado.

PLANEJAMENTO DE AÇÕES

É se organizar na sua vida diária, saber o seu potencial e colocar em prática a busca do desejo e não desistir, pois o ser humano é composto por garra, atitudes e força de vontade. Todo esse exercido com um bom controle e direcionamento exercerá o aumento de sua renda e até dobrar, mas nunca esquecer que devemos ser conscientes com nossa classe social e sabermos que devemos conduzir a nossa caminhada subindo “degrau por degrau”, para que não soframos quedas que nos machuque e não mais reanimarmos para prosseguirmos na caminhada do sucesso. Para podermos entender melhor essa etapa da busca do “gerenciamento pessoal e familiar de finanças”, vamos analisar alguns exemplos e conceitos sobre planejamento e tempo:

Um homem quer chegar ao se destino e sobre ele existe: na frente uma montanha, do lado direito um grande rio e do seu lado esquerdo uma grande floresta. Como fazer para chegar ao local pretendido?

Primeiramente avaliar o seu objetivo Geral:

· Chegar ao destino pretendido.

Logo em seguida avaliar os seus objetivos específicos:

· Avaliar todas as opções possíveis;

· Identificar qual seria o local possível de atravessar;

· Criar um método possível para alcançar o destino pretendido;

· Construir meios para atravessar as barreiras existentes.

Analisados a maioria das variáveis para alcançar o destino desejado, executar os objetivos específicos.

Desenvolver uma metodologia prática. Colocar em prática as ações planejadas e executar a busca das metas traçadas. Realizado tudo isso consagrar o cumprimento dos objetivos e manter a força que realizou para atingir os desejos traçados. Observa-se que um planejamento bem conduzido, com força de vontade, executado com qualidade, responsabilidade faz dobrar a sua renda. Identificado o planejamento de ação de cada um de nós vai reafirmar esta teoria com as ETAPAS PARA DIRECIONAR ADEQUADAMENTE OS SEUS OBJETIVOS E ALCANÇAR O SUCESSO DESEJADO:

· O primeiro momento concentrar, exclusivamente, no seu desejo primário (o objetivo geral), esquecer de tudo que tormenta sua vida. Logo em seguida relacionar o desejo primário com tudo àquilo que leva a alcançar ao máximo do objetivo desejado (isto seria os objetivos específicos).

· A partir daí passamos a delimitar o seu desejo e criar metas a serem alcançadas, ou seja, especificar etapas, acalmar a euforia que nos toma conta e enfrenta gradativamente os nossos desafios.

· Para atingirmos o desejo esperado devemos fazer com calma, qualidade e dedicação àquilo que prontificou a fazer. Sempre em mente alcançar o desejo esperado, o qual desenhou em sua mente.

· Em um segundo momento, devemos colocar em prática os seus objetivos específicos, seguindo etapa por etapa, sem querer fazer tudo de uma só vez, ou em uma única vez. Pois a função executar nunca pode ser realizada de forma desesperada ou mesmo sem qualidade, porque assim afeta o resultado final da causa desejada.

· O terceiro momento o homem deve estar sempre acreditando que vai conseguir atingir o objetivo geral, pois se fraquejar coloca-se tudo a perder os desafios traçados em sua mente.

· O quarto momento, o homem deve sufocar o seu desafio, deve provocar-se, porque estará passando da metade o objetivo desejado em conquistar o desenho de sua mente, esta fase é a mais precária, pois o homem está cansado, está desanimado, chega a pensar que não vai alcançar os objetivos traçados, chega a pensar que não compensa continuar. Assim o homem deve desafiar-se, colocando a razão mais forte que a emoção, superar tudo e todos.

· O quinto momento o homem esta chegando à fase final dos seus objetivos traçados. Este momento é o ponto máximo da autoestima, o momento que o homem descobre o seu potencial, o momento em que o homem sabe que os desafios só são superados quando acreditado e não depende de ninguém apenas de si mesmo. Não esquecendo que no início na maioria das vezes necessitou de uma ajuda dos familiares, amigos, consultores, ou também do seu próprio ego para não ficar atrás dos seus concorrentes.

· O sexto momento é a fase final é a parte do êxtase. É o momento de colher os frutos, descobrir que valeu a pena fazer tudo, pois conseguir a causa desejada de forma sacrificante é muito melhor, do que receber de mão beijada. Este momento é a realização total, é a descoberta da sua motivação pessoal em viver, porque acreditar em si é bem melhor, do que esperar cair do céu, ou que alguém ajude a conseguir.

GESTÃO DO TEMPO (exemplificação através da história narrada)

Um consultor, especialista em "Gestão do Tempo", quis surpreender a platéia durante uma conferência. Tirou de baixo da mesa um frasco grande, de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho e perguntou: - Quantas pedras vocês acham que cabem neste frasco? Após algumas conjecturas dos presentes, o consultor começou a colocar as pedras, até encher o frasco.

Perguntou então: “- Está Cheio?”

Todos olharam para o frasco e disseram que sim. Em seguida, ele tirou um saco com pedrinhas bem pequenas de baixo da mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas penetraram pelos espaços encontrados pelas pedras grandes.

O consultor sorriu, com ironia, e repetiu:

“-Está cheio?”

“-Não!” - exclamaram os ouvintes.

"-Muito bem!" - exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco com areia, que começou a despejar no frasco.

A areia filtrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pelas pedrinhas.

"-Está cheio?" - perguntou de novo.

Dessa vez os ouvintes duvidaram:

"-Talvez não..."

Pegou, então, um jarro e começou a jogar água dentro do frasco, que absorvia a água, sem transbordar. Deu por encerrada a experiência e perguntou:

"-Bom, o que acabamos de demonstrar?"

Um participante respondeu:

"- Que não importa o quão cheia está a nossa agenda, se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos."

"-Não! O que esta lição nos ensina é que, se não colocarmos as PEDRAS GRANDES primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois.

E quais são as GRANDES PEDRAS nas nossas vidas?

É a FAMÍLIA, A PESSOA AMADA, OS NOSSOS FILHOS, OS AMIGOS, OS NOSSOS SONHOS, A NOSSA SAÚDE. “O resto é resto e encontrará o seu lugar...”

PEQUENOS ATOS RENDEM GRANDES RESULTADOS

Um pequeno esforço para administrar o tempo rendem resultados significativos para a busca do sucesso, rendera aumento na produtividade, ânimo em desempenhar as funções, busca de novos conhecimentos e um melhor convívio no setor que desempenha as funções. Uma pessoa de atitude com atos de amizade verdadeira e bem relacionada pratica pequenos valores humanos e consegue retorno favorável e sempre é bem visto no local que se relaciona.

A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA

São palavras que parecem ser semelhantes, mas na busca de valores humanos e éticos diferencia muito. Uma pessoa eficiente tem competência nas ações que desenvolve, é capaz de realizar atos com qualidade e desenvoltura, desempenha conforme as normas. Enquanto que eficaz é uma pessoa que efetua os atos que promete, é responsável nas atitudes, a virtude de realizar com qualidade é o ponto crucial da pessoa eficaz. Portanto uma pessoa eficiente e eficaz ao mesmo tempo constitui as ações que qualquer empresa, sociedade quer juntos e presentes para desempenhar uma parceria de sucesso e riqueza. A pessoa eficiente vem de berço desde a educação familiar quando os pais educam seus filhos dando limites e mostrando o caminho da honestidade e depois nas escolas normalmente aprendemos como trabalhar eficazmente em nossa adolescência fazendo nossa lição de casa na hora certa. Se um jovem não aprende como trabalhar durante seus anos de escola, ele sofrerá quando tiver um trabalho pago.

O SUCESSO É FEITO POR PESSOAS COM MENTES RICAS

Para analisarmos mentes ricas de um profissional estabelecemos como ponto de partida àquela pessoa que é estável nos serviços, permanece anos desempenhando funções na mesma empresa, essa pessoa demonstra capacidade, eficácia, eficiência e bom relacionamento com os profissionais que atuam na devida empresa. Se analisarmos uma pessoa que cada mês está exercendo tarefas em um estabelecimento empresarial, estes podem refletir que a dificuldade de convivência é extremamente difícil, pois “macaco que pula de galho em galho só tem a cair”. Também este profissional não consegue se fixar em tarefas porque são continuamente desviados e distraídos e perdem tempo em telefonemas pessoais, ficando à toa, chega tarde, sai cedo e tomando tempo demais para pausas para o café e almoços. Portanto eles pensam por que não são confiados com aumento de responsabilidades e pagamentos maiores ou mesmo permanecem por muitos anos na mesma empresa? A resposta a estas dúvidas é fácil de ser respondida, porque são pobres de espírito.

Para que possamos dobrar as nossas rendas agindo de maneira correta e sensata, primeiramente devemos selecionar a tarefa mais importante a qual temos que fazer e comecemos imediatamente. Depois resolvemos trabalhar todo o tempo, uma vez que tenha começado. Almeje o máximo de qualidade na produtividade. Isto certamente mudará a vida para melhor.

TRANSFORME O SEU MINUTO EM VALIOSO

As ações que praticamos diariamente são importantes para a conduta e o relacionamento na sociedade, mas se valorizarmos o primeiro minuto que despertamos do nosso sono, este momento nos rejuvenesce ou nos leva para o fracasso do dia, tudo irá depender desse minuto, pois se levantarmos alegres dispostos e saudáveis, agradecendo a nossa saúde, família, emprego e etc. A tendência é ser ainda melhor. Se acordarmos bravo por ter despertado do sono, revoltado com a claridade do sol, com o cantar dos pássaros ou mesmo com o som das ruas, o dia será o pior que podemos imaginar, porque tudo refletirá através do que pensamos, falamos e agimos no nosso primeiro minuto a qual acordamos. Devemos dar o máximo de valor neste minuto, pois ele nos transforma para o sucesso geral de cada dia.

INÍCIO DO DIA

Depois que levantamos nos espreguiçamos, nos darmos um bom dia com muita alegria, façamos o ritual higiênico da manhã e tomamos nosso café, refletimos sobre as metas que iremos tomar, planejamos o nosso tempo, delineamos a nossa logística e colocamos em prática tudo o que devemos fazer. O sucesso começa no inicio do dia levantamos cedo e gastando tempo com nós mesmos, pensando positivo e agradecendo a DEUS sobre nossa disposição em poder lutar para um dia ainda melhor que se tornará.

PLANEJAMENTO DOS SEUS PRIMEIROS MINUTOS

Conforme já falado devemos refletir as nossas metas, para isso ordenaremos as ações que deveremos tomar para que conduza corretamente o controle dos minutos e tornar ele valioso para a busca de nossa riqueza interna e externa:

· Revise seus planos do dia para alcançar suas metas e caso no decorrer das horas sentir a necessidade de mudar seus planos faça, mas usando o mesmo método que avaliou ao iniciar o seu dia.

· Reflita com sua família qual será o melhor caminho a tomar em relação às metas do dia, avalie todos os pontos tanto positivo como negativo e vá em busca de alcançar os objetivos desejados. Coloque em prática a sua experiência e o seu bom relacionamento, não traia a confiança de sua família e muito menos da sociedade.

· Feche seus olhos, relaxe, sorria e veja sua meta como se ela já fosse uma realidade.

APERTE O SEU SINTO IREMOS DECOLAR

Este título parece o roteiro de um filme conhecido, mas é real, a nossa vida é um filme e se agirmos gradativamente a tudo o que já falamos nada mais nos segurará para chegarmos ao sucesso financeiro. Tudo que falamos é um modo de construir e desenvolver o sistema de convicção e finalmente alcançarmos o ponto onde estaremos absolutamente convencidos que nada vai impedir de alcançarmos o que estamos determinados a alcançar.

TORNE-SE UM IMÃ

Dominado o próprio ser e o pensamento, tornaremos um imã vivo para idéias e oportunidades para nos tornarmos rico. Isso funciona para todas as pessoas bem sucedidas. Se tivermos fé funcionará para cada um de nós, vamos começar hoje, agora, este minuto, pensar e falar sobre todos os nossos sonhos e metas como se eles já fossem uma realidade. Quando mudarmos o nosso pensamento, mudaremos a vida. Coloca-se firmemente na estrada para independência financeira.

Para que possamos manter a mente todo dia focada nas metas que desejamos alcançar devemos seguir estas dicas:

Levantamos toda manhã um pouco mais cedo e planejamos com antecedência as nossas metas. Pegue algum tempo para pensar sobre suas metas e como pode melhor alcançá-las. Isto fixa o tom para o dia inteiro.

Reflita nas lições valiosas que está aprendendo todos os dias e como trabalha em direção as metas desejadas. Esteja preparado para corrigir seu estudo e ajustar suas ações. Esteja absolutamente convencido que está movendo rapidamente em direção as metas desejadas, não importa o que acontece temporariamente do lado de fora. Siga em frente!

DESCOBRIR A FELICIDADE DA VIDA UNINDO OS NEGÓCIOS

DISTINGUIR O SUCESSO

O sucesso financeiro é acreditar sobre o potencial que possuímos e colocar em prática, nunca duvidarmos de nós mesmo, tudo o que queremos fazer devemos desenvolver com calma, serenidade e não desistir por achar difícil, e tentar sempre mesmo nas dificuldades, estas ações representam a persistência que precisamos a todo o momento.

A DECISÃO DE ALCANÇAR O SUCESSO

Para alcançar o sucesso na vida como um todo e subsequentemente na área financeira, deve acreditar no seu próprio sentimento e desenhar na mente a realidade que deseja. É um sonho que faz tornar-se verdadeiro. Se falarmos que é fácil, não é, porque o ser humano nesse sentimento deve haver o positivismo enraizado dentro do seu próprio ser e não deixar qualquer pensamento negativo bloquear quaisquer informações que seja incompatível com a sua realidade. Estas ações tornam-se real e alcança realmente o sucesso desejado.

TORNAR UMA PESSOA BEM SUCEDIDA

É acreditar que possui habilidade de ter sucesso, não pensar ou falar sobre a possibilidade de falhar, não considerar a possibilidade de fracasso, é preparar psicologicamente que pode, mas ser consciente que existirão dificuldades, traição, maldades, só que devemos superar tudo isso se queremos ser uma pessoa bem sucedido.

PENSAR SEMPRE POSITIVO

O negativismo transforma o ser humano em uma pessoa totalmente incompetente, desestabilizada, desanimada e sem vida. Por isso que descobrir a sua felicidade unida ao negócio é agir positivamente tanto no pensamento, nas palavras, nas ações e no convívio da sociedade pessoal, empresarial e principalmente familiar. Pense sempre positivo só assim fará de você uma pessoa equilibrada financeiramente.

DIFERENÇA DE PENSAMENTOS E CONHECIMENTOS POSITIVOS

O sistema de convicção é importante, ele pode construir uma consciência de prosperidade, devemos acredita absolutamente que iremos alcançar as metas desejadas, tanto pessoal geral como financeiras. Entender no nosso intimo que o pensamento positivo pode às vezes estar desejando ou esperando, mas se torna uma dúvida interior de cada um de nós. Enquanto que o conhecimento positivo é quando acreditamos absolutamente que não importa o que acontecer, seremos bem sucedidos. O conhecimento positivo é a fé que aloja no nosso interior, é depositar toda confiança que conseguiremos, mas necessitamos lutar, e não esperar que aconteça alguma coisa sem lutas e desafios.

TENHA SEMPRE FORÇA DE VONTADE

A vontade é a semente que todos buscam para conseguir um ideal, para se superar, para fazer algo a mais que esta no alcance de si mesmo. A vontade deve sair do interior do homem, pois é ele quem sabe o que deseja e o que quer. A força de vontade é baseada na confiança que devemos ter sobre as ações que praticamos fé que podemos fazer e não desistir, triunfar acima de todos os obstáculos. É desenvolver a persistência, trabalhar com metas é alcançar o sucesso, é não parar de se informar e se especializar é ser você mesmo. A vontade é o que faz superar a dor, as dificuldades e os maiores problemas, é por este fator que todos conseguem sair da angustia, vencer as batalhas e se tornar vitorioso nem se for ao interior do seu ser.

NÃO PERCA A CHANCE DO SUCESSO

Não podemos esquecer que as oportunidades acontecem poucas vezes, e devemos aproveitá-las imediatamente, as chances que acontecem normalmente em nossas vidas não podem ser desperdiçadas, com isso devemos ficar espertos e atentos em tudo que possa acontecer com nós, voltamos a falar que o minuto vale ouro e por isso devemos conservá-los muito bem.

CONTROLAR O DOMÍNIO PESSOAL

O autocontrole, a autodisciplina é essencial para qualquer um que quer alcançar os objetivos desejados. O controle dos pensamentos é o exercício mais difícil do domínio próprio. É difícil de fazer, mas com prática, pode alcançar o ponto onde pensa sobre suas metas e desejando a maioria do tempo. Então, sua vida irá mudar para melhor. Devemos controlar as nossas ações, saber se comunicar, conseguir agir prudentemente e nunca tomar decisões precipitadas. Se conseguirmos agir dessa maneira estará conseguindo caminhar para o autocontrole e a autodisciplina para alcançarmos os desejos que almejamos.

ESTABELECIMENTO DE METAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DE RIQUEZA

Primeiramente deve-se estabelecer planejamento das ações, neste momento estará organizando suas ações e a maneira que deve executá-las. O objetivo do planejamento é conseguir se organizar e saber conduzir o real pensamento de sucesso e controle das finanças que contribui para o crescimento mental e psicológico de cada pessoa. O caminho a seguir no estabelecimento dos objetivos desejados é a avaliação da importância do que deseja alcançar. A realização progressiva de um ideal merecedor, ou meta.

Quando se trabalha progressivamente, passo a passo em direção a uma meta, gera dentro de cada cidadão um sentimento contínuo de sucesso e realização. Se sente mais positivo e motivado. Sente mais controle de sua própria vida. Sente mais feliz e mais preenchido. Sente como um vencedor, e desenvolve o impulso psicológico que o habilita a superar os obstáculos e se mover através das adversidades da mesma forma como se movem em direção as metas que são mais importantes para cada cidadão.

O planejamento estratégico pessoal começa quando determina uma ação, acredita que vai alcançar e encontra seus valores. Os valores atingem virtudes para a qualidade do ser humano. Virtudes e qualidades são o que constituem a pessoa desde o início de sua vida até hoje. Seus valores, virtudes e convicções internas são os eixos ao redor da qual a roda da sua vida dá voltas. Toda melhoria em sua vida começa com a ação honesta dos seus valores e o seu comprometimento em viver de acordo com as ações de crescimento pessoal e financeiro.

A honestidade dos valores é o exercício inicial para construir confiança própria, auto-estima e caráter pessoal. Quando analisar o seu tempo para pensar através de seus valores fundamentais e então comprometer-se a viver sua vida de acordo com a sua honestidade, cada ser humano sentirá uma onda de força e bem-estar mental.

Portanto se sentirá mais forte e mais capaz. Sentir-se-á mais centrado no universo e mais competente para realizar as metas desejadas.


SEMPRE PENSAR EM RIQUEZA

A união deste título é colocar na mente do ser humano pensar sempre positivo, acreditar que pode, pois quanto mais tem, mais acumula valores financeiros. Este provérbio é uma construção de comparações idênticas à parábola dos talentos. Na Bíblia, diz, "Aquele que doa, mais receberá, e ele terá abundância. Mas aquele que não doa até o que ele tem lhe será tirado”. Portanto se pensarmos em riqueza conseguirá acumular fortunas, enquanto se pensarmos em pobreza será uma pessoa frustrada, sem vida, pobre financeiramente e pessoalmente.

Por isso que devemos sempre ser, agir e pensar rico, sabendo que essa riqueza pode ser financeira, mas também humana, porque muita riqueza nas ações perante o próximo, usando o amor, a fraternidade, a honestidade e a ação de ética, fará com que seja lembrado e assim atingir os objetivos primários a satisfação e o sucesso desejado.

Não podemos desistir, mas ter em mente a real situação, pois riqueza para um é milhões, para outros satisfação, portanto que define a forma de riqueza é cada um de nós, estando bem consigo mesmo é a vantagem de ser rico e contente com as ações diárias de cada ser humano.

ADMINISTRE O SEU PRÓPRIO SER PARA SE TORNAR MILIONÁRIO

DEZ REGRAS BÁSICAS PARA SE FAZER UM BOM MARKETING INTERPESSOAL

Utilize-as e sinta a diferença.

  1. Respeite os outros, não fazendo com eles o que você não quer que eles façam com você. Isso é ter empatia (colocar-se no lugar do outro)
  2. Cultive amizades. Mantenha contato com as pessoas sempre que puder (dentro e fora do ambiente de trabalho) e não somente quando precisar delas. Mostre que você se importa realmente com elas. Faça seu "Networking" (Rede de Relacionamentos) ficar cada vez maior.
  3. Aprenda a ouvir mais do que falar. Não é a toa que temos dois ouvidos e uma boca.
  4. Seja sempre educado e evite ser rude. Cumprimente a todos, mesmo aquelas pessoas que você não conhece direito.
  5. Faça elogios verdadeiros às pessoas. Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça-os. Mas lembre-se que elogiar não é bajular!
  6. Não seja teimoso. Saiba mudar sua opinião se outra pessoa lhe mostrar argumentos concretos e verdadeiros.
  7. Não entre em choque direto com os outros. Tenha paciência e saiba conduzir uma conversa de forma tranquila e amigável, mostrando seus argumentos com exemplos práticos. Assim, você conseguirá convencer de maneira simpática e eficiente.
  8. Procure sorrir mais e contagiar as pessoas com positivismo. Torne sua presença agradável.
  9. Esteja sempre à disposição para ajudar. Evite o "isso não é comigo" e procure soluções para seus colegas, mesmo quando o assunto não lhe diz respeito.
  10. Procure se informar sobre diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis.

ADMINISTRAÇÃO DO PRÓPRIO HOMEM EM BUSCA DA RIQUEZA

Com o passar dos tempos o homem foi adquirindo formas para se relacionar, mas com a convivência pessoal foi descobrindo que cada individuo possui diversas maneiras de agir, culturas diferentes, moral, ética, cada qual com seu caráter, com isso foi tornando um ser extremamente difícil, perdendo todas as características do bom, do fraterno, do amigo, em síntese o homem precisa descobrir seus valores.

Para conseguir transformar o homem em um ser rico de ideais, rico de relacionamento e sucesso pessoal e profissional necessita mudar o seu relacionamento, saber avaliar o próximo de forma honesta e digna. O homem deve ver a critica como estrutura de melhoria e, usar deste fator para construir a sua conduta e se relacionar amigavelmente com o seu semelhante. O elogio é o extremo da crítica é essencial no convívio humano, à necessidade deste faz parte da boa amizade, do bom relacionamento, conduz ao amor fraterno. O amor nos acalma, e faz com que buscamos no nosso intimo a felicidade e a paz. Para avaliar a administração do homem e entender como fazer buscar sua riqueza humana. Avaliaremos diversas ações que faz entender realmente o ser humano.

A CRÍTICA

A crítica é fútil porque coloca um homem na defensiva, e, usualmente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera o ressentimento. A crítica é o inimigo da perfeição, por isso pense muito antes de fazer. A crítica destrói o ser humano, de maneira incompreensivo e insensato aos olhos dos outros.

O ELOGIO

Os maiores problemas que possuímos é não saber analisar nós mesmos, pois se conseguirmos fazer isto irá nos relacionar de forma alegre e festiva com nosso próximo e conseguir a maior felicidade que podemos alcançar. Quando nos colocamos a fazer algo, qual é o nosso desejo? Conseguir alcançar a meta desejada e ser reconhecido sobre o nosso trabalho realizado. Sendo assim a busca de nosso aperfeiçoamento e melhora de nosso trabalho é alcançada quando conseguimos ser reconhecido e elogiado pelos nossos superiores e até mesmo pelos nossos amigos. O saber falar, o modo a se expressar, e a sistemática a alcançar é atribuído através de bons elogios e bons relacionamentos feitos a seu próximo.

A CONFIANÇA

Este atributo é muito difícil em dias de hoje, mas não impossível, nós precisamos buscar de nossos princípios tudo aquilo que desejamos para podermos colocar em pratica, ou seja, necessitamos confiar primeiramente em nós para podermos dar confiança para nosso semelhante. A confiança é alcançada no momento em que mostramos algo que possa denotar formas de inspiração e tranquilidade ao nosso redor. Em resumo se um dia você achar necessário que as pessoas gostem de você, usa-se este princípio, interesse-se sinceramente pelas outras pessoas, para você ser interessado, pois se fizer algo de bom para alguém, este alguém nunca mais lhe esquecera.

A FELICIDADE

A felicidade é o gesto mais concreto de expressar harmonia entre os povos. Isto é conseguir tudo para alcançar a felicidade global do nosso interior, ou seja, a fé dentro de nós mesmo, o momento que precisamos acreditar em algo para persistir em nossa caminhada em nossa vivência, em nossa amplitude total. Conseguindo isto estaremos dando o maior passo para a felicidade do mundo, dos homens em si da esperança para um dia melhor.

O RECONHECIMENTO

Ganhamos reconhecimento no momento que mostramos o que queremos fazer, o porquê fazer, e tudo feito com carinho e amor, sempre mostrando algo a mais das nossas capacidades.

SABER OUVIR

Sabemos da necessidade do homem em conversar, jogar conversa fora como muitos dizem, pois isto descarrega a nossa tensão, faz-se nós nos tornarem mais ativo, com mais amizades, pois uma pessoa isolada em um local, fica-se desprezada e sem ser reconhecidos. Mas devemos saber conversar, e o que conversar, pois muitas vezes a conversa atrapalha o nosso relacionamento e torna-se prejudicial o contato com as outras pessoas e muitas vezes prejudicial até mesmo em nosso ambiente de trabalho. Até mesmo entramos em alguns problemas que nem fazíamos parte da discussão ou mesmo em brigas. Se um dia você achar necessário e importante que as pessoas gostem de você usa-se este princípio. Saiba ouvir porque o bom conversador é aquele bom ouvinte, a pessoa interessante é aquele que se interessa no próximo.

ASSUNTOS INTERESSANTES

Sempre que dialogarmos, conhecermos pessoas novas for em busca de serviço, fazermos entrevistas, precisamos conversar de assuntos que cativa às pessoas que estão ao nosso redor. Muitas vezes estamos em um ambiente de colegas, conversando sobre um determinado assunto, e todos se divertindo, brincando, contando piada, chega você com uma conversa que não se enquadra naquele momento, o que ira acontecer? Você ficara de lado, isto se todos não saírem e procurarem um local afastado de você. Pois bem, devemos falar a mesma coisa que o outro gosta de ouvir, se conversarmos com um contador, deveremos falar de contabilidade e não de medicina, se conversar com um agricultor deveremos falar da agricultura e não de assuntos que não lhe interessa naquele devido momento. Devemos cativar o próximo com conversa que ajude interessar e motivar para mais conversas e consiga trazer para si algo de bom e um relacionamento agradável.

FAÇA SENTIR-SE O SEU SEMELHANTE IMPORTANTE

As pessoas sempre estão em busca de causas que faça sentir-se importante, que faça o seu semelhante se sentir bem. Isto nos mostra que temos que usar o nosso bem para coisas que satisfaçam o nosso semelhante, de forma que todos se sintam bem e agradável.

A VITÓRIA É CONQUISTADA SEM DISCUSSÃO

Estamos vivendo em um meio que tudo necessita discutir, para se chegar a um acordo, e o objetivo de todos é a vitória, mas para conseguirmos a vitória não precisamos brigar, não precisamos discutir, e sim precisamos amparar os meios para se chegar a um fim desejado. Não discuta com seu adversário, pois você esta ganhando um inimigo. A discussão leva desavença, a intriga e a desunião dos povos.

RESPEITE A OPINIÃO DE SEU PRÓXIMO

Cada pessoa desenvolve o seu senso comum por si só, não adianta colocarmos na mente do ser humano o que ele deve fazer na realidade a opinião se consegue desde o momento que nos conhecemos como pessoas independentes, desta maneira não adianta mudarmos a opinião desta pessoa. O que podemos fazer é orientá-la para descobrir o caminho mais correto a seguir.

O ERRO RECONHECIDO ENOBRECE O SER HUMANO

Nós devemos sempre parar e conscientizar como está o nosso projeto de vida, de que maneira podemos deitar e dormir com tranquilidade? Claro isto só acontece quando estamos sem problemas de mentiras, quando não tentamos passar ninguém para traz, quando aceitamos o erro e denunciamos a si mesmo, para não mais acontecer outra vez. O erro é o maior mal que poça acontecer com o ser humano, persistir no erro é imperdoável, mas se admitirmos o erro e irmos em busca do acerto, conseguiremos a harmonia e a paz, com isso faremos de nós a solução do problema.

O MODO DE ATUAR AMIGÁVEL CRESCE O RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS

Todos são necessários a constituir uma amizade séria e fraterna. Amigo é aquele que ajuda e não fica esperando nada em troca. Amigo é aquele que chega nos momentos que mais precisamos de ajuda. Portanto amigo é uma pessoa verdadeira, e só se preocupa com as melhores ações que deva existir no relacionamento de duas pessoas. Não se engane com amigo e colega, existe muitas diferenças.

CONSIGA SIM DE OUTRA PESSOA

Temos sempre que fazer as pessoas lembrar do sim, e esquecer do não, e isto consegue praticando, em si precisamos demonstrar a todo momento a eficácia do que queremos. Para se conseguir sim, é necessário conseguir em todas às áreas, mas temos que salientar que o conhecimento do assunto é primordial e é através deste conhecimento que leva seu cliente ou adversário a aceitar sobre sua proposta.

O BOM CONVERSADOR É AQUELE QUE ESCUTA

Temos que falar apenas o suficiente, para não denegrir nossa imagem, pois quem fala muito pode acarretar problemas de muitas faces, uma delas perder amigos, provocarem faltas graves, e entrar em causas que não é favorável para o sucesso. A boa conversa entre amigos é ótima, a boa conversa profissional é excelente, mas desde que conversada no sentido satisfatório do dialogo, pois a conversa em demasia pode provocar problemas e inimigos. E por isso que possuímos dois ouvidos e uma boca para podermos escutar mais e falarmos menos.

A IDÉIA DE TODOS APROVEITADA CONSEGUE COOPERAÇÃO

Tudo o que ouvimos faz parte do nosso sentido de assimilação e aprendizagem, deste modo devemos aproveitar tudo o que ouvimos para tirar como exemplo para a nossa vida, tanto as coisas boas como também as coisas ruins. Sempre há um provérbio na boca do povo, brincando, mas fala para o outro, “é melhor ouvir esta bobagem do que ser surdo”, usando como princípio de ideologia, tudo o que ouvimos um dia teremos como aproveito. Se escutarmos falar em maldade, desavenças, brigas, será que devemos sair e não escutar o devido assunto? Claro que não, talvez aquele momento não nos interesse, mas com a vida agitada que vive nas cidades grandes o perigo é constante. Um dia estará em um lugar deste, assimilaremos a conversa e colocaremos em prática no momento oportuno, ou seja, tomaremos a decisão correta. Se escutarmos falar em oportunidades de serviços, de estudos, algo que possa melhorar a nossa vida, iremos estar atento a todo o momento, desta forma precisamos escutar tudo e todos. Todas as opiniões são validas, mas se for feita em conjunto com varias outras, transforma os afazeres em soluções que levam a um ideal de vitória, conquista e alegria. Pois tudo feito em conjunto consegue-se resultados satisfatórios.

A HONESTIDADE ALHEIA VISTA POR VOCÊ PROPORCIONA MARAVILHAS

A maior dignidade do homem é ser honesto naquilo que faz no que pensa e naquilo que age. Não podemos nunca perder a confiança do nosso companheiro, porque para se conseguir outra vez é quase impossível. Sabemos que algumas vezes é injusto este princípio, porque nós somos difíceis em proporcionar segunda chance para o outro, e isto se torna uma vida de dificuldades e muitas vezes até de desconforto. Também existem os casos que fazemos noventa e nove coisas boas, quando estávamos para atingir os cem por cento, deflagramos naquele minuto de bobeira e com isso é esquecido tudo de bom o que já fizemos. Isto são ingratidões da vida que devemos superar, mas é por causa disto que nos leva a busca da perfeição, e a todo o momento sermos honesto com nós mesmos. Estes momentos de crise que todos passamos, superamos através de nós mesmos, tirando de si aquilo que nos faz mal, e tentarmos administrar nossa vida de maneira mais adequada, lutando para não cair na solidão, na culpa, ou mesmo na depressão. Estas ingratidões que sufocam o nosso ser devem ser conseguidas com uma boa conversa, um bom diálogo, muitas vezes algo que não vai resolver nem para você, nem para seu companheiro de conversa. Mas com certeza este momento de angustia que esta passando, será superado através da associação da sua honestidade, do desabafo que ocorreu e da intimidade que esta buscando, que é conhecer você mesmo. Em resumo, a confiança é obtida, depois que constatarmos a honestidade do próximo. Toda vez que formos repreendidos por alguém e evitarmos a discussão e nós formos o errado, aceite o erro e peça desculpas, pois o assumir o erro é uma dádiva de seu conhecimento para si mesmo.

ACEITE IDÉIAS ALHEIAS COM SIMPATIA

Aceite a opinião da outra pessoa com simpatia, porque talvez ela fale algo que seja importante para sua tomada de decisão. Aceite idéias, pois a experiência de pessoas responsáveis e entendidas de determinado assunto ajuda a crescermos e encontrarmos soluções para os nossos problemas.

DISCUTA APENAS PELOS MOTIVOS MAIS NOBRES

Não podemos dizer que discussão é nobreza para o ser humano, quando falamos em discussão logo conciliamos nossas mentes em brigas, desta forma não há possibilidade de falarmos, discuti por uma causa justa e nobre. Mas na vida prática isto é comum acontecer, desta forma deve assimilar e nos orientar que não é discutir que devemos fazer e sim colocarmos o nosso ponto de vista de forma que não provoque polêmica e brigas, pois qualquer dialogo que for, por mais polemico, existe a possibilidade de harmonia e chegar a uma conclusão lógica e adequada. Em resumo, nenhuma discussão chega a resultado favorável, desde que não tenha motivo. Mas se a discussão for de pertinência para ambos, esta discussão trará efeito favorável. Assim faremos à busca de identificar mudanças desde que necessite, pois se não estiver obtendo resultado, porque não mudar? Ai entra a discussão favorável para as partes, agora se for uma discussão para destruição mantém-se como estar não discuta, faça da paz a harmonia de seu relacionamento.

O DESAFIO VENCE BARREIRAS

A todo o momento temos que superar tudo e todos, não pensar a nenhum momento que estamos destruídos, pensar que não podemos fazer mais nada. O desafio é o que faz vencer a todos, sem distinção de crença, raça, sociedade e etc. Nunca podemos colocar em nossas mentes que não temos condições de fazer algo que esteja superior ao nosso alcance. Em resumo a competição da vida e do esporte leva ao entusiasmo e com isso o resultado é favorável. Mas temos que ter cuidado com a competição, pois ela pode levar a intriga entre os homens e ai não é favorável. O coordenador tem que conduzir esta competição, onde demonstrem que o resultado desta será vantajoso para ambos às equipes, sem desafios o homem não se entusiasma para vencer e sobrepor para si e para com os outros.

A constituição de todas estas formas torna-se o homem sábio, descobridor do seu relacionamento humano e digno, torna-se capaz em fazer maravilhas, tira da “carne” a capacidade de conviver com seu semelhante. A vida humana é bela de ser vivida, é sabia de ser compreendida, e gostosa para ser escutada. Mas antes de conseguirmos todas estas maravilhas precisam nos relacionar com nosso semelhante e só conseguimos isto se tirarmos do nosso interior a beleza de conseguirmos apenas dez porcento de tudo o que lemos praticamos e fazemos praticar em nosso meio.

Não podemos esquecer:

  • A vida é bela desde que sabermos descobri-la.
  • A vida é bela desde que sabermos compreende-la.
  • A vida é bela desde que respeitá-la.
  • A vida é bela desde que a escutarmos.
  • A vida é bela desde que simpatizarmos por ela.

O homem é gente desde que tornar a sua vida bela como o carinho despojado por seus pais e familiares. O homem é sinônimo de vida, o desafio faz florir a vontade, o amor reluz a felicidade e a fé, a confiança faz sair do intimo a vontade de vencer, vencer e vencer.

São pequenas frases para refletirmos e sabermos discernir o ser de seu ser, a crítica, à vontade, o elogio ao desafio, a confiança a nobreza, o amor a simpatia, a felicidade a honestidade, a fé e a idéia, o reconhecimento ao escutar, o saber dizer sim, o assunto em relação ao amigo, o semelhante com o erro, a vitória com o respeito, tudo são formas para descobrirmos quem somos mesmo, um homem ou um ser insignificante. Pensamos em tudo isto e não somos capazes de mudar ou mesmo tentar conhecer o comportamento humano. Mas não podemos desistir, devemos nos inovar e para começar, vamos compreender o comportamento nosso, e, assim conheceremos o comportamento do nosso semelhante.

APRESENTAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO AO ALCANCE DO SUCESSO

Cada ação é uma reação, para entendermos o comportamento humano devemos entender cada ação que ocorrem no ser humano, portanto para entender o comportamento e as ações vamos interpretar o comportamento para alcançar o sucesso.

DERROTA: Quando o homem acordar do sono da derrota, descobrirá que pode vencer todos os obstáculos, porque nenhum homem pode ser vencido, pois é inteligente, acredita no ser supremo que é Deus.

INVEJA: A inveja é o maior mal que existe no ser humano. Tudo que ele deseja acontece para si mesmo. Nunca leva o destino algum, pois não deixa o homem pensar no seu próprio sucesso. Ele se preocupa muito mais com o próximo e esquece dos objetivos a serem alcançados.

GANÂNCIA: Por que precisamos mais do que já temos? Esta pergunta retrata uma interrogação e ao mesmo tempo já responde. Se vivermos bem e conseguimos tudo que precisamos, até a sétima geração terá herança. Por que querer mais?

FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO: O homem não consegue alcançar seus sonhos, atingir os objetivos desejados, caso não consiga amar o próximo, porque é através do seu semelhante que faz existir a fraternidade, a união e o orgulho de ser a semelhança fiel de Deus.

INCOMPREENSÃO: É a falta de perceber o seu semelhante, nunca se colocar no seu lugar, sempre o critica, mas não quer saber o que o aflige, nunca avalia as dificuldades do seu próximo, só sabe julgá-lo, mas não tenta ajudar.

COMODISMO: Muitas pessoas não lutam pela sua felicidade e nem de sua família. Param no tempo! Não procuram melhorar, acham que tudo está bom, e não tem capacidade de alcançar mais nada. Este tipo de pessoa deve ficar bem longe, porque transmite negatividade, e se permanecermos muito perto, nos tornará uma pessoa acomodada. Perderemos o nosso referencial, não sonharemos, e com isso, nossos objetivos serão jogados “água abaixo”.

EGOÍSMO: O grande mal do ser humano é querer tudo para si mesmo, nunca dividir, a não ser problemas e dificuldades; quando está caminhando bem, esquece do seu semelhante. Este tipo de pessoa aprende com o passar do tempo, que em nossa vida não conseguimos viver solitariamente e tampouco usar as pessoas para se beneficiar. Todos os egoístas são assim: usam, exploram e quando é para retribuírem as ajudas, abandonam e parte para outras amizades que continuarão ao usufruírem.

IGNORÂNCIA: A pessoa ignorante é impossível de ser bem vista e consequentemente ter amigos verdadeiros. A pessoa ignorante é incapaz de realizar com qualidade os seus serviços, pois, por si mesma, não é capaz de realizar totalmente a sua qualidade total, porque atende mal seu semelhante. A ignorância é uma doença, no mesmo momento que a pessoa está bem, já maltrata o seu semelhante.

Logo queremos ser rico, conseguir sucesso, alcançar fama estabilizar o nosso sistema financeiro, cada ser humano deve aprender a não fazer as determinadas ações a seguir:

  • Não seja falso;
  • Não queira subir os degraus da sua vida pulando pelo menos um deles;
  • Não seja irônico perante o seu semelhante;
  • Não subestime o seu adversário;
  • Não passe para traz o seu companheiro;
  • Não seja arrogante;
  • Não seja incrédulo;
  • Não despreze o seu semelhante;
  • Não utilize o seu companheiro para conseguir o sucesso.

RIQUEZA FINANCEIRA ATRAVÉS DA ÉTICA

O que será ética nos dias de hoje? Se falarmos em ética através de seu ensinamento cientifico, falaríamos do respeito que deveríamos ter perante o nosso próximo.

  • Não corromper e nem ser corrompido, não furtar e também não ser furtado;
  • Ser justo nas ações que for tomar;
  • Agir com honestidade todos os atos que agir;
  • Fazer com amor todas as ações ao próximo;
  • Ser prudente para não se prejudicar como também não prejudicar o seu semelhante;
  • Ter liberdade de agir, expressar, mas também proporcionar liberdade a todas as pessoas que se relacionar;
  • Agir e desenvolver com responsabilidade todas as ações que lhe destinar a resolver;
  • Ser sincero e respeitar a todos de igual valor.

Mas a resposta da pergunta formulada anteriormente infelizmente não pode ser respondida conforme relata realmente o comportamento de uma pessoa ética, principalmente no mundo político, educacional e empresarial, ou seja, praticamente em todos os campos, pois ética ninguém age nos dias de hoje, analisando esta afirmação poderíamos relatar milhares de exemplos. Somente dois exemplos demonstram a falta de ética de cada cidadão que pertence ao planeta terra. Sendo eles:

  • Quem você discorda que um dia recebeu troco errado e se omitiu em relatar o erro do seu próximo?
  • Quem você discorda que não possui pelo menos um equipamento ou mesmo um material contrabandeado de paises beneficente de redução de impostos?

Estes dois exemplos demonstram claramente que cada um de nós somos antiético com nós mesmos, somente alguns extrapolam com essas atitudes, podemos nomeá-los como:

  • Políticos eleito por nós e que agem de forma insolente e nós não somos capazes de desmascarar ou mesmo de puni-los na hora de nosso voto.
  • Dos empresários sonegadores que se vendem por míseros valores para corromper os cofres governamentais, mas se sentem vangloriados, pois descarregam a culpa aos políticos corruptos que são na sua totalidade, pois o que não for é arrancado do poder.

Quando os estudiosos falaram que a ética não seria simplesmente um modismo como foi a reengenharia, a qualidade total e muitos outros atos administrativos que não emplacaram, mas podemos dizer que a pedagogia ética nasceu morta, nem respirou por alguns minutos, principalmente no Brasil, com uma população corrupta, administrada por pessoas ainda mais corruptas.

Como podemos falar que a ética dissemina AMOR? Se não somos capazes de amar a nós mesmo, destruindo o meio ambiente, destruindo a fauna e a flora e cada um de nós não somos capazes de fazer nada contra estas barbaridades?

Fala que a ética pode ser o caminho para o desenvolvimento social, respeitar a integridade, dignidade e os atos do próximo, mas que respeito é esse? Brinca-se com a saúde da população! Escondendo a realidade para que não haja cobranças de valores e atos de responsabilidade perante os governantes, e ainda prega responsabilidade social em nosso meio?

È difícil dizer que no estudo cientifico da ética se difunde a dimensão legal, ética, econômica e a filantrópica, ou seja, na dimensão legal deve contemplar o cumprimento das leis. A dimensão ética meditar o comportamento humano, o cumprimento das leis, o bem estar da sociedade. A dimensão econômica refere-se ao modo que os bens são distribuídos na sociedade de forma igualitária e sem prejuízo a qualquer ser que participa da sociedade. E por fim a dimensão filantrópica contribuir para o bem estar de todos os envolvidos na comunidade social.

Muito bom falarmos que esta teoria cientifica onde envolve ética e responsabilidade social, mas na prática é difícil de ser atingido. Porque cumprir leis só para alguns, bem estar social só para uma minoria de pessoas, distribuição de renda igualitária no Brasil e em todo universo não existe, e por fim filantropia só para interesses próprios, para conseguir se beneficiar com recursos públicos no enriquecimento ilícito utilizado nas custas de uma sociedade em geral sem cultura.

E falamos de ética? Filosofia? Religião? Sociedade? É complexo! Mas prosseguiremos no estudo para mostrar que só depende de nós colocarmos em prática este ato que é o amor ao próximo, realizando como Deus nos ensinou, a ética e qualquer outro fator cientifico passa a ser presente no meio de nós.

Quando se fala em ética na sua maioria das vezes restringimos os pensamentos únicos no bem estar geral das pessoas, mas a ética estende-se nas culturas organizacionais onde os líderes devem ser capazes de administrar as suas ações com prestezas e imparcialidades, ou seja, um gestor deve ser coerente e analisar todas as situações que envolve um caso, pesquisar, descobrir realmente o que aconteceu para depois analisar os fatos e ai identificar as ações a serem tomadas como: chamar a atenção de um subordinado ou outro, ou então chamar a atenção dos dois ou de nenhum, isso também identifica como ética por parte da liderança empresarial. Será que os líderes na sua maioria sabem agir eticamente suas ações como gestores?

Para que a empresa consiga montar um quadro de colaboradores éticos e coerentes nas suas ações, orienta-se que monte um programa de implantação e constante implementação na ética organizacional. Os resultados serão satisfatórios depois que envolvermos o máximo de pessoas no projeto de implantação e implementação sobre ética no relacionamento e convivência organizacional; ser coerentes nas ações de ética perante o seu companheiro de serviço e evitar a moralidade perante o seu próximo, todos devem agir conforme suas virtudes e defeitos.

Segundo filósofos e estudiosos das ações sobre éticas dizem que é importante para uma organização implantar o sistema ético entre os colaboradores para que atinja:

  • A qualidade no atendimento, um fato exigido pela sociedade e combate contra a concorrência organizacional;
  • Sobrevivência no mercado econômico empresarial;
  • Credibilidade perante a sociedade;
  • Imagem organizacional bem vista pela sociedade e clientes;
  • Competitividade no mercado econômico e empresarial;
  • Responsabilidade Social;
  • Concorrência digna e de responsabilidade perante clientes internos e externos.

A implantação do programa ético nas organizações só tem a ganhar, pois um ambiente ético trará para empresas benefícios satisfatórios tanto para os envolvidos internamente como externamente, e também em relação à produtividade a imagem da empresa passa a ser vista de maneira benéfica satisfatória pela sociedade como um todo.

Para concluirmos devemos ter em mente que a implantação de um programa de ética nas empresas e na família não é pensar exclusivamente em ganhos financeiros, mas sim no bem estar da coletividade interna e externa. E a implantação da cultura ética nas organizações deve obedecer dois princípios lógicos para que possa dar certo, o comprometimento da administração, transparência e clareza nos fatos a serem implantados e ações éticas perante os colaboradores. Assim haverá o inicio de construir um planeta mais humano e saudável para viver.

ESTUDOS DA RELAÇÃO FINANCEIRA NA BUSCA DA RIQUEZA

FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FINANÇAS

O que são finanças?

A ciência de gerenciar fundos de investimentos; virtualmente todos os indivíduos ou organizações ganham com a capitação de reestudos oriundos de dinheiro ou outro bem da mesma espécie.

O objetivo principal da Administração financeira é:

  • Reconhecer a estrutura econômica – financeira empresarial da gestão dos investimentos e da prática de financiamento a curto e longo prazo.
  • Analisar a característica dos diferentes fundos de investimentos.
  • Esclarecer as mudanças no sistema de pagamento brasileiro.
  • Proporcionar uma visão crítica sobre o processo decisório, diante da alta turbulência dos mercados.

Em resumo: estuda e analisa a estrutura econômico-financeira dos critérios e dos meios utilizados na gestão financeira das práticas de financiamento de curto e longo prazo, da gestão orçamentária dos investimentos, dos reestudos financeiros e dos meios de controle disponíveis. Estudo da dinâmica do mercado financeiro de capitais. Tudo isso, para alcançar resultados favoráveis financeiramente ou, mesmo, conseguir minimizar os problemas existenciais no período avaliado.

Os conflitos da área financeira só são existenciais porque o setor financeiro administra um negócio e, esse, pode ser um modesto empreendimento ou, até, uma grande empresa que envolve ações de investimento em bolsas de valores interna ou externa do país de origem.

As finanças que faz com que tudo isso aconteça, é o que dirige todo mercado financeiro de um país. É aquela que transforma um capital para atender as necessidades de uma empresa, de um departamento, enfim, de vários reestudos existenciais no mercado.

O papel do administrador financeiro é assegurar que esse capital esteja disponível nos montantes adequados, no momento certo e ao menor custo. Isso não ocorrendo, a empresa não sobreviverá.

A área financeira está muito mais complexa e avança a passos mais rápidos atualmente. Os mercados financeiros estão flexíveis, as taxas de juros podem subir ou cair acentuadamente em um período de tempo muito curto. Essas mudanças afetam totalmente as decisões financeiras. Sendo que, hoje, existem muitas estratégicas financeiras possíveis e novos produtos financeiros surgem a todo instante.

Portanto, se conseguirmos obterem fundos a um menor custo do que nossos concorrentes estarão em condições de colocarmos no mercado os nossos produtos de forma mais competitiva, melhorando, assim, nossa lucratividade. Entretanto, as decisões financeiras não devem ser tomadas isoladamente, o pessoal de finanças deve trabalhar em conjunto com todos os departamentos, só assim, conseguiremos alcançar resultados favoráveis e um orçamento adequado na montagem das decisões para o determinado planejamento para atingir a lucratividade. Sendo que, a verdadeira força da empresa, o que realmente importa aos acionistas, baseia-se no fluxo de caixa.

A gestão de disponibilidade é identificar que o administrador financeiro controla adequadamente as entradas e saídas de numerários, avaliando os fluxos de caixa e, identificando exatamente todos os relatórios financeiros, para poder analisar e identificar a administração financeira com uma análise precisa e bem formulada nas decisões futuras.

Ao conceituar finanças conforme falado anteriormente, pode identificar que é uma ciência que controla e organiza o sistema de aplicações de uma empresa para aumentar suas rentabilidades, ou seja, seus ganhos. Ao analisarmos o planejamento de uma família nada difere, os controles são os mesmos e deveremos seguir com rigor essas sistemáticas de administração financeira, portanto administrar uma família é a mesma coisa de administrar uma empresa jurídica, talvez os valores seja menor, mas as dificuldades são as mesmas.

A gestão de disponibilidade controla e administra as devidas sistemáticas:

CAIXA

Esse instrumento é de fácil aplicação e gera importantes informações para o dirigente acompanhar as entradas e saídas de reestudos da empresa, sendo que, as entradas devem ser registradas por contas específicas, contas essas que podem receber o título que se enquadre pelo tipo de entrada (venda à vista, salários, imposto etc.).

Essas contas que estão contidas no registro de caixa, normalmente utilizadas nas Empresas, servem aqui, apenas como exemplo, portanto, podem ser alteradas conforme a necessidade de cada empresa ou do sistema de planejamento orçamentário familiar.

A utilização desse controle não dispensa o uso do movimento de caixa contábil padrão, descritivo - que você poderá encontrar em qualquer papelaria - portanto, após os registros, os documentos devem ser enviados para a contabilização ou existir um controle interno do responsável financeiro da família.

CONTROLE DE CONTAS A RECEBER

Para o funcionamento ideal do controle de contas a receber, há a necessidade que as vendas a prazo do dia e os recebimentos sejam informados aos responsáveis pelo preenchimento, sendo que os lançamentos das vendas a prazo devem ser realizados no controle conforme o mês de vencimento e, as baixas, de acordo com os recebimentos.

Entretanto, ressaltamos que deve haver uma separação entre os tipos de carteiras nas operações com bancos: as mais comuns são descontos de duplicatas e cobranças simples. Nesses casos, os lançamentos devem ser realizados de forma individual, por tipo de carteira, sendo as duplicatas lançadas em um controle e, se possível, separadas por banco, caso a empresa trabalhe com mais de um.

O mesmo procedimento deve ser dado para a cobrança simples.

É evidente que, além das operações com bancos, existe cobrança em carteira, que são os documentos mantidos na empresa e, neste caso, deve haver um controle somente para esse tipo de carteira.

CONTROLE DE CONTAS A PAGAR

  • Avaliar o volume de reestudos obtidos através de compras a prazo. (verificar qual é o valor que a empresa deve no total).
  • Verificar a distribuição dos prazos de vencimentos.
  • Aumentar a segurança quanto aos pagamentos procedentes. (tentar diminuir ou evitar pagar as duplicatas em duplicidade).
  • Avaliar o volume de reestudos que foram solicitados aos fornecedores através de pedido de mercadoria. (controlar, através dos pedidos, quanto comprou, pois, quando chegarem as mercadorias, pode-se verificar se as quantidades e a qualidade especificada no pedido conferem com a mercadoria que está chegando na empresa).

Quais são as áreas importantes para desenvolver oportunos trabalhos financeiros?

Serviços financeiros – desenvolvem a função de prestar assessoria e produtos financeiros, os quais envolvem uma variedade de oportunidades de carreira em bancos, planejamento financeiro pessoal, investimentos, bens imóveis e seguros.

Administração financeira – desenvolve a função de administrador financeiro, avaliando os direitos e as obrigações das empresas.

Os administradores financeiros gerenciam atividades de questões do tipo: contas a receber, contas a pagar, análise de fluxo de caixa, análise das demonstrações financeiras (balanço patrimonial, demonstração dos resultados do exercício, demonstrações dos lucros ou prejuízos acumulados, Demonstrações do patrimônio líquido, Demonstração do fluxo de caixa, desenvolvimento de notas explicativas.) Avaliação dos investimentos realizados a curto e longo prazo, sendo: aplicações em poupanças, fundos de valores de investimentos, ações e demais fundos inerentes para fins de capitação de reestudos.

Este profissional atua em empresa privadas públicas, grandes, pequenas, com fins ou sem fins lucrativos (Ongs, associações e demais organizações que necessitam de análise de investimentos).

A função sistêmica desse profissional é trabalhar em tarefas financeiras como planejamento, concessão de crédito para clientes, avaliação de investimentos para obtenção de reestudos para a operacionalidade da empresa. Outro fator importante para este profissional foi o aumento das atividades empresariais de negociações ocorridas graças à globalização, empresas importantes exportando seus produtos, exigindo, assim, um comprometimento do profissional em realizar um controle rígido no gerenciamento do fluxo de caixa nas diferentes moedas para, assim, proteger os riscos que surgem naturalmente na transação internacional.

Para existir uma administração sadia, completa, planejada e não correrem riscos, todos os profissionais que atuam nas diversas áreas da empresa, necessitam ter conhecimento e responsabilidade com o setor financeiro da empresa no que tange a reestudos para investimentos, aplicações ou, mesmo, resgate para pagamentos. Isso recai nas mãos do departamento administrativo geral, processo e produtos, controle de qualidade, expedição etc.

Todos os administradores em uma empresa são responsáveis pelo setor financeiro e estão ligados constantemente com o pessoal de finanças, pois, justificam as necessidades de serem sanados em suas áreas para negociar orçamentos operacionais, lidar com avaliações financeiras, comprar e vender equipamento do setor. Claramente, o administrador que entende o processo de tomada de decisões financeiras, estará capacitado a lidar com questões de conflitos para o bom gerenciamento da empresa e, assim, buscar reestudos que disponibilizam ações para melhoria do departamento empresarial e, assim, poder aumentar os reestudos reais para cumprimento das metas exigidos pela diretoria da empresa.

Identifique as oportunidades profissionais na administração financeira:

Analista financeiro – responsável pelo preparo dos planos financeiros e orçamentários, desenvolvimento de previsão financeira, análise financeira em conjunto com o contador.

Gerenciamento de orçamento de capital - responsável pela avaliação e recomendação de propostas de investimentos de ativos. Este profissional desenvolve a função de levantar boletins, relatórios e previsão para ampliação de empresa ou mesmo, criação de empresa e, também, criação de unidades chamadas de filiais.

Gerenciamento de projetos de financiamento - este profissional busca reestudos para investimento em ativo, coordenam consultoria, banqueiros de investimentos e assessoria jurídica para não ter problemas futuros na parada das obras de instalações da empresa.

Gerente de caixa - responsável por manter e controlar os saldos diários de caixa da empresa, frequentemente gerencial, as atividades de cobranças e desembolso de caixa e investimento a curto prazo, assim como coordena empréstimos a curto prazo e relações com bancos.

Analista/ gerente de crédito - administram a política de crédito da empresa através da avaliação de solicitação de crédito, extensão de crédito, assim como, monitoramento e cobranças de contas a receber.

Gerente de fundos de pensão - este profissional é responsável pela supervisão geral e administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos colaboradores.

Qual a relação da administração financeira com a economia?

Os relacionamentos financeiros e econômicos são estreitos. O administrador financeiro deve estar atento constantemente às mudanças econômicas do seu país e, também, com as do mundo, pois, tudo influencia o comportamento produtivo da empresa. O mais importante sistema de gerenciamento financeiro ligado à economia é a análise marginal, ou seja, as decisões financeiras devem ser tomadas e executadas somente quando os benefícios adicionais excederem os custos somados. Toda decisão financeira chega a uma avaliação dos benefícios marginais e dos custos marginais.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

A importância do planejamento é saber exatamente o que pagar e o que receber para poder liquidar os gastos e, assim, sobrar os lucros desejados do empreendimento. Para analisar adequadamente esta parte, vamos analisar os devidos questionamentos:

Já parou para pensar o quanto é importante fazer planejamento?

Para exemplificar isso, é quando se vai ao supermercado sem a lista de compras programada, compra-se bastante, gasta-se bastante e não se compra o necessário. Isto é igual para a empresa. O planejamento proporciona redução de tempo e dinheiro. O planejamento otimiza a chance de sucesso e garante o sucesso e, também, colabora para a diminuição de risco.

O desenvolvimento adequado do planejamento mostra ao empresário o aproveitamento de uma grande oportunidade e mostra também como otimizar os reestudos disponíveis; quando se planeja, pode-se visualizar cada parte da empresa. Isto permite ajudar no desenvolvimento de métodos estratégicos para o crescimento da mesma.

Como elaborar adequadamente um planejamento?

  1. Seja objetivo e tenha clareza ao descrever as informações, tomando cuidado para não omitir detalhes importantes;
  2. Tenha um foco claro de atuação. Analise o que for fazer. Será benéfico para a empresa, ou seja, o custo e beneficio para o investimento etc.;
  3. Não utilize termos excessivamente técnicos. Explique claramente o que deseja fazer para que todos se utilizem deste planejamento e consigam entendê-lo;
  4. Projete suas vendas com base no mercado e não na produção;
  5. Não “chute” os números ao elaborar o plano: projete os custos e as receitas com base no histórico da empresa e ou nos dados levantados em pesquisas;
  6. Avalie os riscos percebidos, as estratégias para corrigir no mercado competitivo.

O segredo para uma análise financeira é sempre subestimar as receitas e superestimar os custos.

Subestimar as receitas é planejar-se para receber menores reestudos e superestimar os custos é planejar para gastar mais dinheiro, isto é, o princípio do conservadorismo: avalia mais os gastos e diminui os recebimentos para que, com isso, na prática, consiga atingir os resultados positivos desejados na empresa.

Planejamento é o processo de decisão dos objetivos da empresa, das mudanças necessárias para reestruturação da administração financeira, dos reestudos utilizados para atender o resultado desejado e das políticas que deverão governar as aquisições, utilização e disposição de reestudos.

Para entender como realizar adequadamente um planejamento empresarial, deve-se entender dois conceitos básicos da administração:

Estratégia – é a mobilização de todos os reestudos da empresa visando atingir os objetivos desejados. A empresa deve direcionar sua visão para um público alvo e explorar para conquistá-lo.

Tática – é a subdivisão da estratégia, é um esquema especifico de emprego de alguns reestudos dentro de uma estratégia geral. Portanto, tática, seria pesquisar as particularidades do público alvo e oferecer o que atrairá estes clientes para o empreendimento organizacional. Feito isto, direcionar este trabalho para o departamento de Marketing e desenvolver um planejamento adequado de fidelização da clientela.

Observa-se que, para administrar adequadamente uma empresa, necessitamos: Planejar, organizar, dirigir e controlar, ou seja, desenvolver estratégia adequada com meios táticos através de um marketing perfeito; atribuir responsabilidade e autoridade; exercer a autoridade e avaliar os resultados das atividades pretendidas, ou seja, o resultado positivo para a empresa.

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE

Análise é um estudo minucioso, detalhado. É a distinção e separação das partes de um todo, até chegar aos seus princípios, elementos etc.

Sensibilidade está relacionada a projeção dos resultados.

Análise de sensibilidade é uma simulação que se faz com base nos resultados obtidos na estrutura gerencial de resultados, projetando-se aumentos na receita ou redução nos custos, a fim de obter melhores resultados líquidos, ou seja, lucro.

Podem-se simular a reversão de resultados negativos, ou seja, prejuízos. Pode-se também simular o incremento de resultados, ou seja, aumento dos lucros.

A análise de sensibilidade está diretamente relacionada com as projeções. E a sensibilidade é a forma como a empresa se apresentará se forem certas mudanças em sua estrutura gerencial de resultados, ou, genericamente, nas entradas e saídas de reestudos.

A análise de sensibilidade, na prática, é comparar duas projeções com a situação atual, verificando os resultados disso para a empresa. Ao final, fica bem evidenciada a opção mais vantajosa. Aumentar a receita e também diminuir os custos fixos, conforme as análises.

A análise de sensibilidade também pode ser definida como uma simulação de novos resultados, com base em hipóteses de aumento de receitas ou redução de custos, a partir de uma apuração de resultados de um mês ou de uma média histórica. Ou seja, é possível fazer varias simulações, antes de decidir qual a melhor opção para negócio.

ORÇAMENTO

Um orçamento de operação geralmente se constitui de duas artes: um orçamento “programa" e um orçamento de "responsabilidade". Representam dois modos de retratar o plano total de operações da empresa, dois métodos diferentes de "dividir o bolo"; portanto, ambos chegam à mesma cifra de lucro líquido projetado e do lucro sobre investimento.

O orçamento de responsabilidade expõe os planos em termos das pessoas responsáveis pela sua execução. E, portanto, antes de tudo, um dispositivo de controle, visto como é uma declaração do desempenho esperado ou padrão, em face do qual, mais tarde, se comparará o desempenho real. Na fábrica, por exemplo, pode haver um orçamento de responsabilidade para cada departamento, evidenciando os custos controláveis pelo encarregado do departamento. Pode haver, também, um orçamento que mostre os custos de cada produto, incluindo os custos diretos e os custos atribuídos. Os dados de ambos os orçamentos se adicionam aos custos totais da fábrica, mas o orçamento custo-produto não seria útil para efeitos de controle, visto que os custos dele, constantes comumente, não poderiam relacionar-se à responsabilidade de indivíduos específicos.

INVESTIMENTOS

Investimento é a aplicação de algum tipo de reestudo (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desses reestudos durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.

Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte), ou seja, em bens de capital.

O investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido: exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, á ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Tipos de investimento público

Investimento a fundo perdido

É um investimento realizado sem expectativa de retorno de montante investido. Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo Estado no sentido de melhorar as condições de existência de setores de baixa renda, como a construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infra-estrutura como estradas, que estimulam os investimentos privados através da oferta de um produto ou serviço antes inexistente.

Investimento autônomo

Investimento não está relacionado com alterações de níveis de renda. Os investimentos públicos, os investimentos que acontecem em função de avanços tecnológicos, ou aqueles que se realizam sem expectativa de obtenção de uma taxa média de lucro, ou mesmo são realizados a fundo perdidos, são considerados investimentos autônomos.

Investimento induzido

São os investimentos destinados a atender à demanda gerada pelo aumento da renda, pois é realizado em decorrência de um aumento da renda.

Há uma relação entre renda e investimento o aumento da capacidade de consumo de uma economia incentiva os investimentos o aumento da renda induz a elevação do consumo e a incremento da capacidade de produção.

Investimento estrangeiro

Aquisição de empresas, equipamentos, instalações, estoques ou interesses financeiros de um país por empresas, governos, ou indivíduos de outros países. O investimento estrangeiro pode ser direto, quando aplicado na criação de novas empresas ou na participação acionária em empresas já existentes, e indireto, quando assume a forma de empréstimos e financiamentos a longo prazo.

O investimento governamental estrangeiro é realizado geralmente por razões políticas, diplomáticas ou militares, independentemente de possíveis rendimentos econômicos, mas pode ter a função de equilibrar, a longo prazo, o balanço de pagamentos do país de origem. Para o país receptor, o investimento estrangeiro pode ser um meio de estimular o crescimento econômico quando o nível de poupança interna for insuficiente para atender às necessidades potenciais de investimento, embora isso geralmente acentue o grau de dependência econômica e política do país anfitrião em relação aos países exportadores de capital.

Já os investimentos privados no exterior são feitos geralmente em decorrência de algumas motivações básicas:

Visando a um lucro maior ou a maiores facilidades fiscais ou legislativas do que conseguiria no próprio país;

Na expectativa de variações cambiais favoráveis;

Por temor a mudanças políticas ou fiscais no país de origem.

Investimento financeiro

Entende-se por investimento financeiro as operações de compra e venda de títulos financeiros como letras de câmbio, ações, etc. Segue abaixo uma lista de termos relacionados a investimentos financeiros:

Renda fixa, letra de câmbio, CDB, ouro, dólar, poupança.

Poupança, em economia, é a parcela da renda, de pessoas, empresas ou instituições superavitárias, que não é gasta no período em que é recebida, e por consequência é guardada para ser usada num momento futuro.

Existe confusão entre a poupança financeira, que é um tipo de investimento financeiro em conta poupança, com baixo risco e, consequentemente, baixo rendimento, geralmente garantido pelo governo até um determinado valor, independentemente de qual casa bancária é a sua depositária. Entretanto, poupança do ponto de vista econômico é a acumulação de capital para investimento.

Os reestudos investidos pelos poupadores nas contas poupanças, geralmente tem destinação para investimentos em infra-estrutura habitacional.

EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS

Tais contas registram as obrigações da empresa junto a instituições financeiras do País e do Exterior, cujos reestudos são destinados para financiar imobilizações ou para capital de giro para ser aplicado na empresa.

Como regra geral, os empréstimos e financiamentos são suportados por contratos que estabelecem o seu valor, forma e época de liberação, encargos incidentes, forma de pagamento, garantias além de outras cláusulas contratuais.

Os empréstimos distinguem-se dos financiamentos pelo fato de que estes representam um crédito vinculado à aquisição de determinado bem, podendo ter a intervenção de instituição financeira ou diretamente com o fornecedor do bem.

Por outro lado, os empréstimos são concessões de crédito em espécie, sem vinculação específica, muito embora conste do contrato a finalidade do mesmo.

VARIAÇÕES MONETÁRIAS OU CAMBIAIS

Os empréstimos e financiamentos contratados em moeda corrente nacional pedem ser corrigidos monetariamente com base nos índices previstos nos contratos. Tratando-se de empréstimos pagáveis em moeda estrangeira, estes são atualizados pela variação cambial ocorrida entre a data do empréstimo ou do último saldo atualizado e a data do balanço.

JUROS, COMISSÕES E OUTROS ENCARGOS FINANCEIROS

Os juros, comissões e outros eventuais encargos financeiros serão também registrados pelo regime de competência, ou seja, pelo tempo transcorrido, independendo da data de pagamento.

ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER

Quando os encargos financeiros são descontados antecipadamente, sendo recebido somente o valor líquido do empréstimo, a empresa deve registrar o valor recebido na conta Bancos e o valor total do empréstimo na conta de Passivo, e os encargos financeiros antecipados serão debitados em uma conta Encargos Financeiros a Transcorrer, que é redutora da conta Empréstimos.

GERENCIAMENTO DE DESPESAS E RISCOS

Orçamento doméstico familiar que funciona correndo o risco de juntar ao Capital segue uma experiência com orçamento doméstico.


O objetivo era, naturalmente, manter o controle das contas. É totalmente diferente gastar "às cegas" de que gastar sabendo que no fim do mês o balanço vai acusar seu atentado contra o futuro financeiro. Também é legal você ver que, ao longo do tempo, suas contas realmente andaram para frente; coisa que não seria possível ver sem uma contabilidade. (Se bem que a declaração de Imposto de Renda também serve para isto, embora só mostre o status do seu patrimônio uma vez por ano). Mas ultimamente esse hábito estava revelando-se um tanto inútil. Sem a disciplina de registro diário, acaba ficando tudo para o final do mês, e isto representa algumas horas de trabalho tedioso, e olhar os tickets de despesa uma vez por mês não é suficiente para controlá-las. E apesar daquele ditado ser parcialmente verdade, "o que engorda o boi é o olho do dono" esse efeito tem eficácia limitada. Controlar os ativos não faz aparecer dinheiro magicamente.


Assim a principal deficiência da contabilidade familiar na sua maioria é a transparência. Mostrar o balanço real para a família, e explicar, e eles dizer "aham, aham". Além de não entender muito bem os números, eles não acompanham o processo de elaboração dos mesmos. Sendo que, com a união das informações de todos, não via muito sentido em ficar discutindo o que já tinha acontecido e não podia mais ser mudado. Isso levava a discussão um acusando ao outro dos gastas representativo demais.


Dados estes problemas, orienta-se abolir completamente a contabilidade por partidas dobradas, e passar a adotar uma planilha. Podendo ser planilha de papel ou eletrônica. Uma planilha por mês, num papel A4, onde qualquer um que faça despesas pode anotar diretamente. Devemos fazer questão que a planilha fique em lugar acessível, visível, para que os valores sejam vistos por todos conforme vão aparecendo. Tento fazer um total parcial a cada 10 dias.


Alguns detalhes sobre formação de planilhas para controle orçamentário:

· Há um orçamento inicial por tipo de gasto. Proporciona ficar mais fácil "negociar" um orçamento familiar se os tetos para cada item já estão previstos; e gastos familiares felizmente tendem a ser estáveis.

· A planilha pode conter alguns grupos de despesa conforme solicitado a seguir: supermercado/alimentação, telefone/Internet, água/luz, combustíveis, diarista, diversos, e mesadas de cada um dos familiares. O item “Diverso” tem orçamento minúsculo de modo que qualquer "extra" vultoso avança em cima das mesadas e tem de ser negociado em conjunto. No futuro, pretende-se extinguir esse item “Diverso”, recomenda-se que ele não seja usado, pois acaba virando um lixão onde toda despesa extra é jogada, tendo como resultado o descontrole.

· O total disponível para ser gasto é perfeitamente conhecido. (Idem os salários devem ser identificado para a família) Naturalmente, esse total é menor que a renda (salário), para que economize dinheiro todo mês.

· O valor economizado no mês (renda total menos total disponível para ser gasto) deve aparecer na planilha, mas ser consciente que ele não é para ser gasto desordenadamente. O objetivo não é esconder nada, mas sim evitar o "olho gordo" e conspirações do estilo "usar a sobra com investimento importante para a família". Também evita que aumentos de renda acabem provocando aumentos de despesa na mesma proporção.

· Caso existam mesadas NÃO podem ser fixas; elas são compostas do que "sobra" entre o total disponível e as despesas orçadas. Aqui, divide-se a sobra em partes iguais.

· No final do período, o total das despesas é confrontado com o orçamento inicial, e o saldo é transportado para o próximo mês, afetando o total de dinheiro disponível no mês seguinte. Isto significa mesadas automaticamente menores em caso de estouro no mês anterior, ou mesadas maiores em caso de sobra. Assim, existe o incentivo moral para gastar menos.

· O mês do orçamento não é o mês civil, e sim o período da fatura do cartão de crédito, já que é o principal meio de pagamento. E despesas parceladas no cartão sempre caem à vista na planilha. Isto evita aquelas pequenas conspirações baseadas no calendário ("vamos comprar hoje porque [a primeira prestação] só vai cair na fatura do outro mês").

IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO FINANCEIRA

Como gerenciar financeiramente a sua vida pessoal?

A família deve estar atenta com o que tem para recebê-la e o que tem a pagar, controlar rigorosamente os seus gastos e evitar extrapolar o que tem para receber em relação o que tem a pagar.

1- Qual a sua situação financeira?

O primeiro passo é saber em qual grupo você se encontra, para saber é necessário fazer um diagnóstico financeiro das contas mensais, ou seja, deverá saber o que ganha, o que gasta, se tem dívidas ou bens e investimentos uma verdadeira fotografia de sua vida financeira. Só a partir disso, a pessoa pode se planejar para dar outros passos poupando para realizar seus sonhos, a partir do grupo que se encontra.

2- Qual foi o motivo do endividamento?

Fazer uma análise de quanto ganha e quanto gasta, percebem que ao fim de um mês o resultado é negativo, ou seja, utiliza-se do limite do cheque especial, pagamento da parcela mínima do cartão de crédito e financiamentos, até mesmo crédito consignado.

Essa situação é gravíssima, as pessoas que estão nessa situação devem mobilizar imediatamente a atenção de toda a família para a solução dessa crise. Independente dos valores que as dívidas atingiram, uma dica fundamental é que as pessoas não devem entrar em desespero. Apenas com calma que as pessoas conseguirão reverter essa situação.

Se você estiver entre os endividados, o correto é registrar por 30 dias tudo que ganha e gasta, para quem possui rendimentos variáveis aconselho a fazer esse exercício por 90 dias, com isso se descobrirá a média de gastos. Nesse exercício é fundamental registrar até mesmo os pequenos gastos, como gorjetas, lanches, padarias, estacionamento, etc.. Ao fim desse período certamente se terá uma grande surpresa já dando inicio as mudanças principalmente o comportamento com relação à utilização de seu dinheiro, reduzindo gastos desnecessários que já tinham se tornado hábitos.


Com a sobra resultante dessa mudança de hábito, você deverá procurar os credores para uma negociação com alongamento das dívidas de preferência sem juros caso isso não seja possível as taxas não deverão ultrapassar 2,5% ao mês, com parcelas que caibam em seu orçamento mensal. Fora isso, parte do dinheiro extra que essa pessoa ganhe (bicos, restituição de imposto de renda, décimo terceiro, férias) deverá ser separada para a criação de uma reserva. Recomenda-se guardar pelo menos 50%. A idéia é se tornar um investidor, desenvolvendo o hábito de poupar antes de gastar.

3- Sobre os Equilibrados Financeiramente:

Depois de ter falado de como as pessoas descobrem qual a situação financeira em que se encontra e falar como as pessoas endividadas devem agir para sair dessa situação e se tornarem poupadores, chegou a hora de falar sobre como devem agir as pessoas que estão equilibradas financeiramente.

Esse é grupo que mais se preocupa, pois, elas atingiram muitas vezes a zona de conforto, isto é, são pessoas que normalmente acreditam que não precisam se preocupar com as finanças e dinheiro, porque não tem dívidas, mas na realidade estão na “corda bamba” para cair no grupo de pessoas endividadas. Qualquer imprevisto e essas pessoas têm sua vida financeira totalmente prejudicada, além disso, nunca conseguirão atingir seus sonhos, por não terem uma reserva de dinheiro para tanto.

Assim, o caminho que essa pessoa deve tomar é primeiramente definir quais os sonhos e objetivos que essa pessoa pretende atingir. Detalhar quanto este sonho ou objetivo custa e iniciar um investimento que pode ser poupança, previdência privada, mas sempre amarrando este dinheiro a um sonho, podendo este ser de curto, médio ou longo prazo.

Todo dinheiro extra que receber deve ser destinada para este fim (bicos, restituição de imposto de renda, décimo terceiro, férias). Assim, o mais importante para este grupo é criar o hábito de poupar. Não se esquecendo é claro de reservar o dinheiro necessário para suprir os gastos extras que possam aparecer.

Sempre que o grande problema das pessoas é quando elas começam a sentir uma falsa sensação de segurança. Achando que com o que elas ganham nunca terão problemas financeiros. O dinheiro não aceita desaforo e com pequenos erros o comprometimento financeiro pode ser total.

Mas você pode ainda estar se perguntando, como posso guardar se não sobra, acredite seus gastos tem gordura e necessita de uma revisão e análise para que possa reduzir e eliminar excessos, já foi comprovado por pesquisas que a maior parte da nossa população brasileira gasta em supérfluos por mês entre 20% à 30%, isto mesmo muita atenção é necessário rever fornecedores e hábitos que muitas vezes nos acostumamos com ele, mas se buscar outra solução verá que gastou por muito tempo sem a menor necessidade.


Por fim, para esse tipo de pessoas reforço ainda mais a necessidade de economizar em pequenas coisas. Portanto toda atenção é pouca e estar equilibrada financeiramente é de alto risco para alcançar a saúde financeira.


A seguir falará sobre as pessoas que já são investidoras. Mesmo elas podem melhorar suas finanças!

Sobre os Investidores:

Primeiramente deve-se mostrar como as pessoas podem descobrir qual a situação financeira em que se encontram depois mostrar o caminho que os endividados devem tomar para sair desse endividamento e por último mostrar os riscos que correm os equilibrados financeiramente.

As pessoas que já se preocupam com seu futuro financeiro, que são os investidores. Esses estão de parabéns, pois já estão se preocupando com seu futuro, mais algumas coisas ainda podem ser melhoradas.

O grupo dos investidores já atingiu o status de aplicar parte do que ganha mensalmente, assim está de parabéns e neste sentido orienta-se que continuem a poupar parte do que ganha, nunca gastando mais de 80% do que você ganha mensalmente, os 20% restantes para poupar, ou seja, guardar este dinheiro para seus sonhos.

Um ponto que muito-se preocupa nesse grupo é que parte dessas pessoas poupa apenas por poupar não tendo um objetivo para esse dinheiro, o que pode tornar as pessoas até mesmo infelizes. O dinheiro é o caminho para realização dos sonhos, assim, os investimentos devem ter uma finalidade, pode ser uma casa própria, um carro melhor, uma viajem, em especial a independência financeira tão almejada, entre várias outras opções e sonhos.

Também para a importância das pessoas não se acomodarem em apenas um tipo de investimento e de estarem sempre atualizadas para a realidade do mercado. Um exemplo da importância desse ponto foi a crise que abateu as bolsas de valores nos últimos anos. Quem investia apenas nessa linha e não tirou rapidamente esse dinheiro, com certeza, teve grandes prejuízos. Já quem tinha uma cesta de investimentos variados, sofreu pouco. É importante ter o pé no chão e saber que, quanto maior a rentabilidade maior o risco.

A relação Sonho X Tempo X Dinheiro é de muita utilidade, para entendimento, devemos sempre ter um sonho e objetivo, saber o tempo que queremos realizar e quando de dinheiro precisaremos guardar para realizar o valor deste sonho.

DIAGNOSTICO DA IMPLANTAÇÃO FINANCEIRA


Aqui aprenderá a tirar a fotográfica de sua situação financeira real que você está vivendo e não aquele monstro medonho que nossas percepções nos levam a acreditar que é. Sabendo qual é a extensão de sua “doença financeira” e qual a causa, você receberá instruções de qual é o “remédio” e a “dose” certa a ser ministrada.

SONHAR:

Se você não tem, ou não sabe, algo pela qual valha a pena respirar, se você não tem um propósito, se você não alimenta um sonho; você não terá o “oxigênio” para dar os próximos passos. Aqui você deve descobrir um motivo forte o suficiente que ajudará você a vencer os maiores obstáculos e sustentará a primeira de todas as virtudes humanas. A sua CORAGEM de se manter firme na jornada para o equilíbrio financeiro, pois você saberá que o preço a ser pago pela disciplina em saber gastar será muito pequeno perto do valor do seu sonho! Cada sacrifício valerá a pena!

ORÇAR:

Esta prática do orçamento é utilizada para equilibrar as despesas. Vale frisar que não importa o quanto você tem, mas como administrar o que você tem. Desenvolvendo o orçamento aprenderá como concretizar seu sonho. Nesta etapa utilizam-se o calcular seus sonhos no curto, médio e longo prazo. Também descobre a importância de praticar o controle de sua renda e de suas despesas, aprendendo a forma vencedora de como executar os registros. Acredite: mais vale um controle financeiro que trinta anos de trabalho.

POUPAR:

Você já pode ter ouvido muito que é importante fazer uma reserva financeira, mas você mal consegue pagar suas despesas e dívidas, como conseguir poupar? Esta etapa do planejamento familiar é o que escola nenhuma ensina! Saber por qual motivo você e a maioria das pessoas não consegue nem começar a guardar qualquer dinheiro, seja lá quanto for! Precisamos abrir a mente para o quanto tem usado estratégias financeiras equivocadas a começar pelo pensando que quando sobrar algum dinheiro poderá guardar. ESTE É O PRIMEIRO GRANDE ERRO! Neste momento o que aqui estamos afirmando pode não fazer muito sentido para você, claro, pois você ainda não tem estratégias financeiras vencedoras, isto ainda é novo e diferente para você? Deve-se praticar com atitudes financeiras bem controladas igual aos homens bem sucedidos, demonstrando na parte que é isso que faz a diferença entre os ricos e os pobres, os “segredos” do êxito financeiro e definitivamente começará a guardar uma parte do que você ganha, é seguir os passos já demonstrados no ESTUDO DA RELAÇÃO HUMANA NA BUSCA DA RIQUEZA.

Ao conceber em sua mente que financeiramente primeiro vêem seus sonhos, você começará a modificar seu comportamento quanto ao uso do dinheiro. Com o uso de estratégias práticas de quem já conquistou a independência financeira, os próximos passos tornam-se claros e ao fazer sentido, pois você terá propósitos, você os perseguirá de forma implacável até a conquista de sua tranquilidade financeira.

ORÇAMENTO FAMILIAR


O orçamento familiar não é apenas "Anotar as despesas realizadas".


O orçamento envolve: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa.


O orçamento irá ajudá-lo a entender seus hábitos de consumo.

A elaboração do orçamento familiar não é uma tarefa fácil, porém, é necessária para quem tem planos para o seu futuro e o de sua família.


Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família é o caminho para que cada um esteja comprometido e faça sua parte.


É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.

Como fazer:

Primeiro passo do orçamento é identificar para onde está indo o dinheiro: discrimine as despesas fixas: luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação, e outras.


Considere, também, despesas eventuais, como: remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer, vícios, prestações, taxas, impostos, cheques pré-datados e outras.

Com esse levantamento feito, você deve projetar o orçamento para os próximos meses, considerando as despesas sazonais como volta às aulas, IPVA, licenciamento, datas comemorativas (Dia dos Pais, das Mães, dos Namorados, da Criança, Natal, Páscoa etc.), férias para a família. Lembre-se que elas podem representar um gasto substancial em seu orçamento.

Discrimine as receitas: salário, rendas, etc. utilizem o valor líquido recebido.

Faça o balanceamento das receitas e despesas mensais:

  • Receitas (-) despesas.
  • Reserve uma parcela de suas receitas para investimentos.

Hora dos ajustes

Identifique gastos que podem ser eliminados ou reduzidos.


Não é fácil mudar hábitos da noite para o dia. Converse com a família, o aprendizado da austeridade no trato das finanças e o atingimento das metas irão compensar os eventuais sacrifícios e descontentamentos passageiros.

Gerenciando os gastos

Ao fazer suas compras é importante lembrar que o comércio disponibiliza diferentes formas de pagamento. Evite comprometer seu orçamento, analise a necessidade da compra.

À vista – opte por esta forma de pagamento. Você pode obter bons descontos.

À prazo – fique atento às taxas de juros cobradas no financiamento, compare o preço à vista com o total das parcelas e lembre-se que:

Mesmo no parcelamento "sem acréscimo" geralmente estão embutidos altos juros.

Atrasos no pagamento da prestação de financiamento implicam multa de até 2% .

É assegurada ao consumidor a liquidação antecipada dos débitos, total ou parcialmente, mediante a redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

Gerenciando os investimentos

Os investimentos devem ter objetivos definidos: fundo de emergência, férias, previdência, compra de automóvel, etc.

Questões importantes que o investidor deve observar:

  • Qual o objetivo ao fazer este investimento?

  • Qual é a expectativa de rentabilidade?

  • Quanto tenho disponível para investir?

  • Quando vou precisar desse dinheiro?

  • Tenho todas as informações sobre este tipo de investimento?

  • A diversificação da minha carteira é consistente com meu perfil de risco?

Acompanhe a performance do(s) seu(s) investimento(s).


Os meios de pagamento

Cheque / cartão de débito - é uma ordem de pagamento à vista. Ao emiti-lo, lembre-se de que ele será descontado imediatamente.

Cheque pré-datado - é um acordo informal entre fornecedor e consumidor. Se você for utilizá-lo como forma de pagamento, faça constar do pedido, da nota fiscal ou do orçamento os números dos cheques e as datas previstas para os descontos. Esta é a sua única garantia caso o fornecedor venha a depositá-lo antes do combinado.

Cheque especial - evite entrar no limite do cheque especial, já que as taxas de juros costumam ser muito elevadas; não faça desse limite um segundo salário.

Cartão de crédito / parcelado no cartão - o controle das despesas realizadas com cartão exige cuidados. Verifique a conveniência de ter mais de um cartão, não se esquecendo de incluir em seu orçamento, as anuidades do(s) cartão(ões). Pague a fatura integralmente na data do vencimento. Além da multa de até 2% por atraso no pagamento, os juros cobrados no parcelamento do saldo devedor são muito altos. Em situação de inadimplência, seu cartão poderá ser cancelado.


Importante: A prosperidade começa com o controle do fluxo de caixa, seja para as Pessoas, as Empresas ou os Governos.

EXEMPLO DE ORÇAMENTO FAMILIAR

Alimentação: Aquisição total com alimentação realizada pela unidade de consumo, tanto a destinada e utilizada no domicílio quanto aquelas realizadas e consumidas fora do domicílio.

Habitação: Despesas com aluguel, serviços e taxas do domicílio, inclusive despesas com a manutenção. Artigos de limpeza, mobiliários, eletrodomésticos, equipamentos e artigos do lar, manutenção e consertos de eletrodomésticos. Despesas com energia elétrica, telefone fixo e celular, gás de uso doméstico (gás encanado e gás de bujão), água e esgoto. Também as despesas com acesso à internet, TV por assinatura, condomínio, e outras despesas (seguro do imóvel, e taxas em geral).

Despesas com conserto e manutenção de aparelhos domésticos, móveis, eletroeletrônicos e equipamentos do lar.

Vestuário: Despesas com a aquisição de roupas prontas para homem, mulher e crianças, calçados e apetrechos (bolsas e cintos), jóias e bijuterias, tecidos e artigos de armarinho.

Transporte: Despesas habituais com transporte urbano tais como: ônibus, táxi, metrô, trem, barca e transporte alternativo. Inclui também despesas com gasolina e álcool para veículo próprio, manutenção de veículo próprio, aquisição de veículos e despesas com viagens (avião, ônibus, etc.).

Higiene e cuidados pessoais: Despesas com a aquisição de artigos de higiene e de beleza como perfume, produtos para cabelo e sabonete, com artigos de maquiagem e produtos de limpeza de pele, lâmina de barbear, alicate e cortador de unha.

Assistência à saúde: Despesas com produtos e serviços relativos à saúde tais como: remédios, plano e seguro saúde. Consulta e tratamento dentário, consulta médica, tratamento ambulatorial (diversos) serviços de cirurgia, hospitalização, exames diversos, material de tratamento (seringa, termômetro, teste de gravidez, óculos e lentes, etc.). Estão consideradas as despesas e aquisições com chupeta, mamadeira, ambulância (remoção) e aluguel de aparelho médico.

Educação: Despesas efetuadas com mensalidades e outras despesas escolares com estudos regulares (pré-escolar, fundamental e médio), estudo superior de graduação, outros estudos (supletivo, informática, estudos de idioma e outros), livros didáticos e revistas técnicas, artigos escolares (mochila escolar, merendeira, etc.), uniforme, matrícula e outras despesas com educação.

Recreação e cultura: Despesas com brinquedos e jogos como bola, boneca, software, celular e acessório (aparelhos e acessórios de telefonia celular), livros, revistas e periódicos não didáticos (jornais, revistas infantis, etc.), diversões e esportes (cinema, teatro, futebol, ginástica, artigos de caça, pesca, camping, etc.), despesas com porte de arma, equipamentos de ginástica e outras similares.

Serviços pessoais: Despesas com cabeleireiro, manicuro e pedicuro, consertos de artigos pessoais (sapateiro, relojoeiro, chaveiro, etc.), as despesas com depilação maquiagem, e demais despesas similares.

Despesas diversas: Referem-se às despesas com jogos e apostas, comunicação (correio, telefone público, telemensagem, etc.), cerimônias e festas familiares e religiosas, serviços profissionais como: de cartório, advogado, despachante, contador e despesas com imóveis de usos ocasionais (aluguel de imóvel, condomínio, etc.). Considerar também despesas como reforma e manutenção de jazigo, aluguel de aparelhos e utilidades de usos domésticos, alimentos e outros produtos para animais, flores naturais, etc.

Outras despesas correntes correspondem a despesas com impostos pagos (IPTU, ISS, IPVA imposto de renda, etc.) emplacamento de veículo. Incluem também contribuições trabalhistas (previdência pública e associação de classe na qual está incluído o imposto sindical), serviços bancários, pensões, mesadas, doações para entidades ou pessoas, e previdência privada, entre outras, também despesas como, por exemplo, seguro de vida, pagamento de asilo e outras similares.

Aumento do ativo: O aumento do ativo corresponde a despesas com aquisição de imóveis, construção e melhoramento de imóveis próprios e outros investimentos como por exemplo, títulos de capitalização, títulos de clube, aquisição de terrenos para jazigo e outras similares. O aumento do ativo pode ser traduzido como um aumento do patrimônio familiar.

Diminuição do passivo: A diminuição do passivo corresponde a despesas com pagamentos de débitos com empréstimos pessoais, carnês e amortização de parcela do financiamento do cartão de crédito.

Estão incluídas também as dívidas judiciais e prestação de imóvel.

RECEITAS / ENTRADAS

Salário ou Aposentadoria: considerar o rendimento líquido recebido.

Benefícios recebidos: são os auxílios para transporte, alimentação, etc., recebidos em espécie, cartão ou ticket.

Empréstimos e Financiamento Cartão: valor líquido de empréstimo obtido, ou o valor da fatura do cartão que foi financiado.

CONSELHO PARA O SUCESSO

De Warren Buffet - um dos homens mais ricos do mundo.

Fique longe de cartões de crédito e empréstimos bancários, invista o seu dinheiro em você mesmo, e lembre-se:

· O dinheiro não cria o homem, mas é o homem quem criou o dinheiro.

· Viva a sua vida da maneira mais simples possível.

· Não faça o que os outros dizem - ouça-os, mas faça aquilo que você se sente bem ao fazer.

· Não se apegue às grifes famosas; use apenas aquelas coisas em que você se sinta confortável.

· Não desperdice o seu dinheiro em coisas desnecessárias; ao invés disto, gaste nas coisas que realmente precisa.

· Afinal de contas, a vida é sua! Então, por que permitir que os outros estabeleçam leis em sua vida?

A pessoa MAIS FELIZ NÃO TEM, necessariamente, as 'MELHORES' COISAS. Elas simplesmente APRECIAM aquilo que tem.

Depois deste treinamento, os participantes do treinamento saíram satisfeitos com o curso e estão preparados para se cuidar, cuidar do município e das empresas.

Portanto o município de TEKORANDU, está preparada para atender com qualidade os visitantes que ali procuram para acompanhar o que sucede sobre o “CRIME DA MEIA NOITE”.

CAPÍTULO 13

O SUCESSO

A cidade de TEKORANDU, estava caminhando para o sucesso, todos os empresários faturando significativamente, os funcionários idem.

Não havia desemprego na cidade de TEKORANDU, a população trabalhando dentro dos padrões da qualidade, principalmente após o treinamento realizado em parceria da prefeitura e associação comercial e industrial de TEKORANDU.

Tudo caminhava perfeitamente, a cidade repleta de turistas, todos para verem o badalar do sino da igreja, acompanhar as gravações do filme e estar perto dos atores famosos.

O que faz superar ainda mais a cidade é a boa qualidade do comércio, dos produtos e o ótimo atendimento. O crescimento e a aceitação de um local ou estabelecimento empresarial é o bem estar do cliente interno e externo, o que presa no município de TEKORANDU.

Tudo o que havia planejado pelo prefeito e sua equipe caminhavam gradativamente muito bem.

A cidade estava conhecida em todos os cantos do país e até do mundo, porque a repercussão dos crimes e nada de desvendá-los levam a surpreender ainda mais as pessoas.

O filme estava sendo contado da forma que ocorriam os fatos, relatados por moradores, sociedade e equipe da prefeitura.

As empresas já estavam se modernizando na sua administração, estavam implantando ferramentas de administração que somente usa em grandes empresas, mas os sucessos estavam de “vento e popa” o que levou os empresários a investir na organização das suas empresas.

Os controles das empresas estavam caminhando de maneira organizada que os estudos empresariais estavam assim estruturados:

  • Avaliar o mercado constantemente, para saber se não haverá diminuição prévia dos consumidores.

Neste momento cada empresário se unia mais e juntamente com a equipe de administração pública para que não haja imprevistos na perca de consumidores, com isso sempre preparando seus clientes internos para satisfazer adequadamente os seus clientes externos.

Com isso os empresários passaram a fazer o seu segundo passo para manter organizado o empreendimento.

  • Planejamento Financeiro.
  • Planejamento dos produtos a serem industrializados e a serem vendidos.
  • Projeto para análise dos custos e pesquisa de mercado, para saber o que mais o consumidor deseja nos dias que esta presente na cidade de TEKORANDU.

Nesta fase empresarial, o controle e a pesquisa é essencial, não se pode acomodar, todos devem estar unidos e realizando um trabalho em conjunto. Dentro de um município não pode haver rivalidade entre empresários, mesmo da mesma linha de comércio, pois o mercado estando abastecido, quem vence são todos, principalmente o que estiver bem preparado.

No terceiro momento de controle é:

  • Analisar e avaliar as respostas conseguidas através da pesquisa, ou seja, analisar a coleta de dados.
  • A partir desse momento realizar a programação de compras, estocagem e o planejamento orçamentário, para que não falte capital de giro e muito menos produtos a serem vendidos.
  • Desenvolver cuidadosamente a previsão de vendas, sempre realizando comparações com dados anteriores em relação ao mercado consumidor.

Logo em seguida precisa estudar:

  • Custo de produção, fazer pesquisa com fornecedor, realizar contratos com os mesmos para que cumpra com o combinado, e assim não haver prostituição de produtos em relação ao consumidor. Isto quer dizer, um dia o consumidor procura um produto, acha, gosta e leva para casa. Em um segundo momento procura pelo mesmo produto e não encontra mais. Isto ocorre devido o comprometimento do comerciante perante o seu consumidor e assim não há um controle adequado de negociação perante seus fornecedores.
  • Controlar adequadamente as despesas, verificando como estão os gastos em relação ao faturamento e assim por diante.
  • Administrar cuidadosamente e responsavelmente a gestão de Finanças, para que não ocorra percas e descapitalização do empreendimento.
  • Fazer a projeção dos lucros, para que não ocorra problema no investimento futuro da organização e distribuição de dividendos da mesma.
  • Verificar quais são os produtos melhores para o mercado, realizando pesquisa e desenvolvendo um controle adequado de dados através de sistema integrado de geração de dados.
  • Desenvolver plano de ações para conquista de novos consumidores e sempre estar atento em trabalhar bem no atendimento do cliente interno e externo, estes são realmente o patrimônio da empresa.

Depois que os empresários seguiram corretamente o que foi determinado no treinamento entre empresários e colaboradores, o município não só passou a ser chamada a rota da meia noite, mas também passou a ser vista pelos visitantes como um exemplo de comodidade, conforto, espiritualidade, respeito e qualidade no atendimento e nos produtos oferecidos.

Cada morador encarnou a qualidade que deve existir no meio social, foi idêntico o que aconteceu no pós-guerra, um senhor implantou através da responsabilidade de cada morador o lema “D’OLHO”:

  • Descarte.
  • Organização.
  • Limpeza.
  • Higiene, e,
  • Ordem ou Auto-disciplina.

Estas cinco ações foram colocadas em práticas no município de TEKORANDU, e por isso o sonho do senhor Elias estava sendo concretizado.

CAPÍTULO 14

O FILME

O prefeito não se importava com o que poderia acontecer com sua pessoa, sabia que estavam lhe julgando como o assassino das três pessoas, mas seu objetivo esta sendo alcançado. O município não só estavam conhecidos no país todo, como os recursos financeiros estavam cobrindo com o orçamento prévio anual e podendo proporcionar qualidade de vida para os munícipes.

O assistencialismo praticamente acabou no município de TEKORANDU, porque houve o surgimento de vagas para empregos, e com isso não há a necessidade de gerar qualquer bolsa assistencial para os mais necessitados. Sendo que todos são honrados em ganhar o seu próprio salário e não depender de assistencialismo público. O treinamento aplicado pela consultoria, também mostrou conscientização das pessoas em querer e não esperar receber. Buscar através de sua capacidade que possui no seu “EU”.

O exemplo desse município é o exemplo que deve ocorrer em todos os locais, gerar emprego, dar condição para os empresários crescerem e, assim todos conseguirem ganhar o seu salário sem precisar receber donativos ou qualquer outro beneficio que não seja conseguido por si mesmo.

Mas, para tudo isso houve a necessidade de sacrificar três pessoas. Será que é correto? Quem será que realizou esta estratégia? Foi correta? O que diz a população? O que diz você em relação a este acontecimento? Estas perguntas são colocadas nas reportagens que fazem sobre TEKORANDU.

O filme esta sendo o ponto crucial para a alavancagem da cidade, a população quer saber como se instaurou um problema desse e o resultado esta sendo favorável.

Em entrevista para uma rede de comunicação importante do país, o repórter fez uma pergunta ao diretor do filme “O CRIME DA MEIA NOITE”:

- Como você ira desvendar o crime no filme, se na vida real não consegue descobrir? Só há suspeitos, mas ninguém consegue provar?

O diretor do filme respondeu inteligentemente.

- Quem sabe até no fim das gravações consigo desvendar o crime e falar para a população geral quem é o assassino em TEKORANDU de: Dona Mercedes, Dona Estela e a Professora Mendonça. Nada mais a comentar espere o filme ser lançado, todos saberão o mistério.

O investigador vendo esta reportagem encaminhou uma equipe de detetives para sondar o prefeito, pois tudo leva a crer que o assassino é o prefeito ou sua esposa.

Em uma dessas noites, o prefeito e sua esposa saem para jantar fora, e são seguidos. Ao terminar o jantar vão a casa de dona Eulália para participar de uma confraternização e lá está: O pastor Mateus, o padre José, o cartorário Henrique, dona Joana proprietária do hotel, Francisco o funcionário do correio, João o secretário do prefeito, senhor Honório presidente da câmara dos vereadores e toda a equipe de gravação juntamente com o diretor estavam participando da festa.

Todos conversando alegremente, os detetives alerta, observando tudo o que acontecia, o investigador Pedro junto acompanhando tudo, pois esta noite prometia alguma coisa.

O filme já estava para terminar as gravações, o dia da estréia já havia confirmado, conforme falado pelo diretor até o final iria desvendar os crimes. Portanto essa festa promete desvendar os acontecimentos.

Misteriosamente a meia noite toca o sino, todos se assustam, imediatamente saem da casa correndo para frente da igreja, e misteriosamente encontra o Dr. Nassife e o corpo da secretária do prefeito a senhorita Manoela.

Espantosamente junta-se todo mundo próximo ao corpo. O investigador juntamente com sua equipe corre para chegar próximo e assim averiguar o local do crime e misteriosamente só está o médico conversando com o prefeito Elias.

O investigador se exalta e pede imediatamente ao médico:

- Novamente o senhor aqui? E o corpo já foi retirado? Por quem?

O médico juntamente com o prefeito, falaram que a família havia retirado e levado embora. E pediram para que o investigador pedisse para as pessoas que estavam próximas deles confirmassem o acontecido.

O mistério aumentou, o criminoso mudou, e a indignação do investigador ficou. Quem é o assassino? Agora leva a crer que é o Dr. Nassife!

Levou o médico para interrogar e imediatamente levou preso. Mas o prefeito contratou o advogado Jonildo para defender o médico.

Passado alguns dias o médico foi solto e conseguiu hábeas corpus para responder em liberdade, só que nada comprovava que era mesmo o Dr. Nassife o culpado.

O filme ganhou mais repercussão, a cidade aumentou os turistas e agora não só a população do país quer saber sobre os crimes da meia noite na cidade de TEKORANDU, como também o mundo todo. A reportagem dos acontecimentos chegou às maiores revistas e jornais do mundo todo.

O prefeito, juntamente com os moradores de TEKORANDU conta os dias para ver o filme “O CRIME DA MEIA NOITE”, o sucesso será esplendor, e assim aumentará ainda mais os turistas na cidade.


Nenhum comentário: