quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

#CAPITALISMO #CONSCIENTE


Segundo Rony Meisler da empresa brasileira CEO da Reserva, entrevista realizada no dia 06/12/2017 no programa do Pedro Bial. O capitalismo consciente é uma forma de antídoto para curar o impacto que o capitalismo provoca no ser humano e na sociedade como um todo.
Inicialmente para isso as empresas precisam trabalhar com a ideologia de:
- Cuidar
- Emocionar e,
- Surpreender.
Todas as pessoas que circulam na empresa, primeiramente devem ser respeitado, desde o cliente interno ao externo, iniciando pelo zelador ao diretor.
Com o respeito realizado inicialmente com seus colaboradores, fica fácil introduzir na empresa as ações de surpreender e emocionar o seu cliente externo.
Para que isso seja implantado e obtenha resultados positivos, a valorização dos colaboradores é a essência do sucesso.
Para que o sucesso ainda seja maior e todos estejam felizes, as empresas precisam inovar, uma palavra que todos estão dizendo, mas como fazer essa inovação?
Primeiro surpreender o cliente externo com algo diferente, dando aquilo que ele menos espera.
A empresa de Rony Meisler implantou algo diferente para seus vendedores, saiu da mesmisse, todas as empresas valoriza  o colaborador com  prêmios de metas  ou produtividade,  a sua empresa valoriza seus colaboradores com ações  diferenciadas, a qual proporciona condições, vê isso  como custo benefício. Por quê não valorizar o colaborador pelo o que faz de diferente para o seu cliente externo.
São ações diferentes que a empresa precisa realizar para o seu cliente externo dando condições, primeiramente respeito para seu cliente interno.
Exemplo disso aconteceu em uma de suas lojas, a qual um cliente ao chegar na loja para comprar uma camisa, ao dirigir ao vestuário para experimentar a roupa, conversando com a vendedora, falou que estava calor e naquele momento seria bom tomar um chope, a vendedora imediatamente solicitou um chope na choperia do shopping, o cliente ao sair do vestuário havia um garçom servindo-lhe um chope, isso proporcionou  ao cliente o atendimento diferenciado, a qual já mais esquecerá desta loja e consequentemente dessa vendedora,  esse cliente só falará bem da empresa e se tornará um marqueteiro involuntário, pois falará para sua roda de amigos.
Portanto o que as empresas precisam fazer é valorizar sua equipe interna, manter o máximo de anos a mesma equipe, com isso haverá credibilidade e respeito a seu cliente externo.
Uma empresa que faz seus funcionários serem felizes, será feliz para sempre, mesmo nos períodos bons e também de crise. Não se esquecendo que uma empresa de sucesso é possuir profissionais com experiência para ensinar os inexperientes.
Esse capitalismo consciente também se une a uma sociedade que é composta pelo Estado, Sociedade Civil e Iniciativa Privada. Tudo isso une-se a um respeito como um todo, ou seja, todas as pessoas devem respeitar e ser respeitado, independentemente do tipo de sociedade. Valorizar o ser humano é fazer acontecer um mundo feliz e de sucesso.


Wagner Luiz Marques. 11/02/2018.


Nenhum comentário: